Esportes
Publicado em 29/04/2025, às 11h10 Foto: Rafael Ribeiro/CBF via Fotos Públicas Marcela Guimarães
A Seleção Brasileira pode quebrar um padrão de anos e estrear a cor vermelha em um de seus uniformes na próxima Copa do Mundo.
De acordo com o portal Footy Headlines, site especializado em antecipar lançamentos de camisas, o Brasil deve adotar essa versão como segundo uniforme na busca pelo hexa em 2026.
O primeiro uniforme continuará sendo o tradicional amarelo. Outra mudança, inclusive, será a do símbolo do fornecedor de material esportivo: a marca Jordan, produzida pela Nike, deve substituir o logotipo principal apenas nesta segunda versão.
Caso seja confirmada, esta será uma quebra de tradição por parte da Seleção Brasileira — já que, geralmente, a segunda camisa fica na cor azul, presente na bandeira nacional.
O uniforme na cor vermelha mal foi planejado e já virou assunto nas redes sociais após alguns internautas tentarem reproduzir a versão através de inteligência artificial. Os torcedores aproveitaram para brincar e compará-lo com política e arbitragem.
Apenas admita:
— memes futebolisticos. - vito (@Mfutebolisticos) April 28, 2025
Você vai comprar a camisa Rubro Negra da Seleção Brasileira. pic.twitter.com/yOQ4Ju8gtf
Esta não será a primeira vez que a Seleção Brasileira abrirá mão das cores tradicionais em campo. No passado, camisas vermelhas já foram usadas em duas ocasiões durante edições do antigo Campeonato Sul-Americano de Futebol, atual Copa América.
Na edição de 1917, como Uruguai e Chile também usavam uniformes brancos, foi necessário realizar um sorteio para evitar uma confusão maior. O Brasil foi o escolhido para trocar de cor e, assim, vestiu vermelho nas partidas contra essas duas seleções.
A troca teria dado azar, já que o Uruguai venceu com uma goleada de 4 a 0; por outro lado, o Brasil conseguiu reverter a situação contra o Chile por 5 a 0, garantindo a terceira colocação no campenato.
Já em 1936, outra combinação de uniformes fez com que o Brasil passasse pela mesma situação.
Em uma partida contra o Peru, que também jogaria de branco, a Seleção Brasileira perdeu o sorteio novamente e precisou recorrer a uniformes emprestados. Como a competição acontecia na Argentina, os jogadores entraram em campo com a camisa do clube Independiente, também vermelha, saindo com a vitória por 3 a 2.
Neymar como técnico do Santos? Jogador faz post sugestivo e apaga em seguida
Copa do Brasil 2025: veja os jogos definidos para a terceira fase