Polícia

Estuprador é o primeiro preso com sistema de reconhecimento de placas de SP; saiba como funciona

Serviço de inteligência emitiu alerta para a Guarda Civil Metropolitana ao encontrar homem acusado de estupro, foragido desde 2024  |  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 29/04/2025, às 11h13   Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil   Fernanda Decaris

Um homem de 68 anos foi preso na manhã da última segunda-feira (28) pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o auxílio do monitoramento inteligente em São Paulo, chamado Smart Sampa. 

O acusado era foragido desde julho de 2024 pelo crime de estupro, no Paraná. O serviço de inteligência identificou o veículo registrado em nome do procurado circulando na Zona Leste de São Paulo, pela região Vila Internada, e emitiu um alerta para a Guarda Civil Metropolitana. A informação foi divulgada no Diário Oficial da Cidade.

De acordo com informações da prefeitura, ao todo, o serviço de inteligência já auxiliou na prisão de 1.065 criminosos que estavam foragidos na Justiça, dos quais 747 somente nos 117 dias deste ano, uma média de 6 prisões por dia, de acordo com informações divulgadas pela prefeitura. 

O veículo do acusado foi localizado cerca 300 metros da câmera que reconheceu a placa. O homem, que havia estacionado em frente ao local onde trabalha, estava do lado de fora do carro no momento da abordagem. Após confirmar que o veículo pertencia a ele, os agentes constataram que se tratava do foragido.

O Smart Sampa emitiou o alerta às equipes da GCM e toda a abordagem durou cerca de 20 minutos. O homem foi conduzido ao 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde a prisão foi confirmada pela autoridade de plantão. O veículo ficou provisoriamente sob a responsabilidade do patrão do foragido, e a filha dele foi acionada para reaver o automóvel.

A Prefeitura de São Paulo assinou no começo deste ano um convênio com o governo federal para integrar seu sistema de câmeras de segurança com a plataforma Córtex, base de dados nacional sobre veículos roubados e furtados. Nos últimos dias, o sistema de alerta de placas do Smart Sampa começou a atuar de forma oficial.

A cidade de São Paulo conta com 25 mil câmeras do serviço de inteligência.

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo estupro guarda civil municipal preso monitoramento

Leia também


Motorista de app esfaqueia passageiro após briga em SP: entenda o que motivou o crime


Andy Warhol ganha exposição em São Paulo; saiba como visitar