Polícia
Publicado em 09/04/2025, às 13h22 Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil Isabela Fernandes
Os trens na linha 11-Coral da CPTM enfrentam dificuldades devido a obras de reparo em uma ponte danificada pelas chuvas.
A estrutura, construída em 1907, está sendo analisada desde o dia 4 de abril, e os trabalhos de recuperação podem durar até 120 dias. Até lá, a operação dos trens entre as estações Suzano e Jundiapeba, na região do Alto Tietê, está sendo impactada, gerando transtornos para os passageiros.
Como parte das obras, os trens estão circulando em via única entre essas duas estações, o que está causando longos períodos de espera, especialmente nas plataformas de Suzano, onde todos os passageiros que desembarcam precisam trocar de trem.
Com isso, a lotação nas plataformas tem sido maior e, atualmente, o intervalo médio entre os trens é de 22 minutos entre Suzano e Estudantes. Nos horários de pico, esse intervalo pode ser ainda mais longo.
Inicialmente, as alterações no horário de circulação dos trens afetariam apenas o período entre 9h e 16h, e após as 21h. No entanto, a CPTM anunciou recentemente que os intervalos também foram alterados durante os horários de maior movimento. A mudança foi necessária para garantir a segurança dos passageiros enquanto as obras são realizadas.
Para reduzir o impacto, a CPTM implementou um sistema de ônibus gratuitos, oferecendo uma alternativa para os passageiros durante os horários de pico.
Os ônibus fazem parte do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) e estão disponíveis das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos dias úteis. Quem utilizar esse transporte recebe uma senha para poder retornar ao ponto de origem no fim do expediente.
Os passageiros que desejam utilizar os ônibus devem ir até os seguintes pontos:
Com a conclusão das obras prevista a daqui a cerca de 120 dias, a CPTM continua a monitorar a situação na Linha 11-Coral e tenta minimizar os impactos para os passageiros. Até lá, os usuários devem estar preparados para as mudanças na operação dos trens e a possibilidade de mais tempo de espera nas plataformas.