Polícia
Publicado em 10/04/2025, às 09h02 Foto: Reprodução/Redes sociais Isabela Fernandes
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como prefeito tiktoker, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira (10).
De acordo com a CNN, os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão na residência do chefe do prefeito, como parte de uma investigação que apura o desvio de recursos públicos destinados à área da saúde.
A operação, batizada de “Copia e Cola”, tem como objetivo desarticular um esquema criminoso que desvia dinheiro público destinado à saúde.
A investigação, iniciada em 2022, identificou uma contratação fraudulenta de uma Organização Social (OS) para a gestão de serviços de saúde em Sorocaba e apontou suspeitas de lavagem de dinheiro, feita por meio de depósitos em dinheiro, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais participam da ação, que acontece simultaneamente em 12 cidades paulistas, como São Paulo, Osasco, Santos, Itu, Votorantim e Santa Cruz do Rio Pardo, além de Vitória da Conquista, na Bahia. Ao todo, foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores que somam até R$ 20 milhões e impediu que a OS investigada continue firmando contratos com o poder público.
Os investigados poderão responder por diversos crimes, como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação ilegal sem licitação e frustração de processo licitatório, dependendo de suas condutas individuais no esquema, mas, até o momento, não há mandados de prisão.
A operação acontece poucos dias após o prefeito Rodrigo Manga declarar publicamente sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026 — se o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decida concorrer à reeleição estadual.
Até o momento, a defesa do prefeito ainda não se manifestou sobre a operação.
Prefeito desde 2021, Rodrigo Manga tem 45 anos e ganhou maior alcance por meio de vídeos curtos nas redes sociais, nos quais divulga ações e projetos de sua gestão em Sorocaba.
O prefeito tiktoker é de direita e teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador (Republicanos) para se reeleger em 2024.