Política
Publicado em 13/04/2025, às 09h00 Foto: Divulgação/Governo de SP Redação BNews São Paulo
Uma inovação tecnológica está sendo aplicada pela ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM: a pintura anti-flambagem nos trilhos. A técnica, inédita em ferrovias brasileiras, tem como objetivo principal reduzir o superaquecimento das estruturas durante períodos de altas temperaturas, minimizando o risco de descarrilamentos e rupturas na via férrea.
A ação é monitorada pela Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) e integra as estratégias da concessionária para aumentar a resiliência climática da malha ferroviária.
Com a aplicação de uma tinta branca metálica – semelhante à usada na sinalização viária –, os trilhos passam a refletir mais a luz solar, absorvendo menos calor. Isso reduz em até 6°C a temperatura da via, além de diminuir a amplitude térmica, o que evita a flambagem, fenômeno que ocorre quando o calor excessivo provoca dilatação e deformação dos trilhos.
A pintura é aplicada em pontos críticos das linhas, especialmente onde há maior incidência de sol e calor. O processo envolve um veículo rodoferroviário e um carrinho com injetores, que espalham a tinta pelas laterais, alma e base dos trilhos. Ao todo, 35 quilômetros de trilhos em trechos estratégicos receberão o tratamento.
Segundo Alan Santana, gerente-executivo de Manutenção da ViaMobilidade, a medida traz benefícios diretos para a operação e segurança dos passageiros. “A redução da temperatura evita problemas na via e diminui a necessidade de manutenção corretiva, garantindo maior disponibilidade da linha e menos interrupções no serviço”, afirma a Agência SP.
A medida faz parte de um conjunto de melhorias adotadas pela concessionária para lidar com os efeitos extremos do clima na CPTM, o sistema ferroviário paulista.