Política
Publicado em 10/04/2025, às 11h06 Foto: Reprodução/Redes sociais Marcela Guimarães
Com vídeos curtos, caretas e uma linguagem que mistura humor e indignação, Rodrigo Manga (Republicanos), o “prefeito tiktoker” de Sorocaba, virou praticamente um “meme” nas redes sociais — e, agora, também no cenário político nacional.
No comando da prefeitura desde 2020, ele viu sua popularidade explodir em 2024, quando entrou na onda das redes sociais como parte de sua estratégia para garantir a reeleição.
A aposta na internet trouxe retorno imediato: em menos de um ano, o prefeito saltou de 429 mil seguidores no Instagram para mais de 2,2 milhões, ou seja, quase o triplo da população de Sorocaba, estimada em 757 mil habitantes pelo IBGE.
O alcance dos seus vídeos extrapolou os limites do interior paulista. Há quem brinque; frases como “Sou de Salvador e já estou com a passagem para Sorocaba” viralizaram entre internautas de outras regiões do país.
Além disso, as buscas no Google pelo termo “prefeito de Sorocaba” praticamente dobraram, segundo o Google Trends.
A comparação com o influenciador e ex-candidato Pablo Marçal é quase inevitável. Manga se tornou uma espécie de “versão que deu certo”, segundo os internautas.
Apesar do padrão humorístico dos vídeos, Manga também adota um tom mais sério quando o assunto exige; em publicações sobre temas sensíveis, como a castração química para abusadores, o prefeito aparece firme, mostrando que sabe transitar entre o entretenimento e problemas reais.
Inspirado assumidamente em Marçal, a conexão entre os dois chegou a ser oficializada — pelo menos em tentativa. Em 2023, Manga convidou o influenciador para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, mas acabou não indo para a frente.
Com o futuro de Marçal indefinido dentro do PRTB e a possibilidade de migração para o União Brasil, o nome de Manga começa a ganhar força dentro do partido como uma possível aposta para disputar o governo de São Paulo em 2026. Caso permaneça no Republicanos, sua candidatura dependerá dos planos de Tarcísio de Freitas, atual governador.
“Vou entender quais os rumos do partido, porque se acontece um movimento do Tarcísio concorrer para presidente, então abre um espaço para essa nova área”, afirmou o “prefeito tiktoker”.
Prefeito Tiktoker é alvo de operação da Polícia Federal; veja acusações
Pablo Marçal inelegível? Veja o que decidiu a Justiça de SP