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Túnel imerso Santos-Guarujá receberá investimento bilionário; veja os detalhes da obra

Governo lançou nesta quinta (27) o edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá  |  Foto: Ricardo Stuckert/PR via Fotos Públicas

Publicado em 27/02/2025, às 16h30   Foto: Ricardo Stuckert/PR via Fotos Públicas   Gabriella Franco

O Brasil terá seu primeiro túnel imerso, com 870 metros de extensão, ligando Santos e Guarujá sob o mar. O governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula participaram nesta quinta-feira (27), em Santos, do lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá. O evento também comemorava os 132 anos do Porto de Santos.

Segundo a Agência SP, o investimento, estimado em R$ 6 bilhões, será dividido entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a iniciativa privada, responsável pela construção, operação e manutenção.

Como funcionará?

A estrutura ficará a 21 metros de profundidade e atenderá uma demanda antiga da população, reduzindo o tempo de deslocamento entre as duas cidades.

Atualmente, a travessia é feita por balsas ou por um trajeto rodoviário de 40 km. Diariamente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam a região utilizando balsas e barcos pequenos (catraias).

O túnel conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, com localização estratégica no centro do canal, segundo estudos de mobilidade.

Integrado ao Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto será realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP).

A futura concessionária será responsável pela implantação e manutenção do túnel por 30 anos, sendo remunerada por tarifas cobradas dos usuários e, possivelmente, por contraprestação pública.

O túnel terá seis faixas de tráfego (três por sentido), com espaço para veículos de passeio, transporte público, caminhões, ciclistas e pedestres. Uma das faixas poderá ser adaptada para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A solução não interfere no desenvolvimento e na expansão do Porto de Santos.

Confira vídeo simulando o funcionamento:

Etapas da construção do Túnel Santos-Guarujá

  1. Preparação do solo — Cavamento de trincheiras e instalação de placas de concreto para suporte.
  2. Construção dos módulos — Feitos de concreto em uma doca seca, com reservatórios internos para controle de flutuação.
  3. Transporte — Após testes de vedação e impermeabilidade, os módulos são rebocados até o local de instalação.
  4. Posicionamento e imersão — Fixação por sistemas eletrônicos e submersão gradual com monitoramento por sensores.
  5. Conexão e nivelamento — União dos módulos por pressão atmosférica e ajuste com macacos hidráulicos.
  6. Proteção — Cobertura com camadas de pedra para evitar danos por impacto de embarcações e âncoras.

Validado por consultorias internacionais e com licença ambiental prévia, o projeto do Túnel Santos-Guarujá visa solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país. Além de melhorar a mobilidade entre Santos e Guarujá, a obra permitirá a integração dos sistemas de transporte público da Baixada Santista e impulsionará o desenvolvimento da região.

Classificação Indicativa: Livre


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