Esportes

Neymar jogou só 15% das partidas desde que saiu da Europa; veja números

Foto: Raul Baretta/Santos FC via Fotos Públicas
Santos segue pessimista com a nova lesão de Neymar, podendo exigir semanas de recuperação; exames serão realizados a partir desta quinta (17)  |   BNews SP - Divulgação Foto: Raul Baretta/Santos FC via Fotos Públicas
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 17/04/2025, às 18h49



Desde que deixou o futebol europeu, Neymar tem enfrentado uma série de lesões que limitaram sua presença em campo. Entre compromissos pelo Al-Hilal e o retorno ao Santos, o camisa 10 esteve disponível em apenas 15% dos jogos disputados por seus clubes.

No total, os minutos jogados somam o equivalente a apenas 11 partidas completas.

Durante os 17 meses em que esteve no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o atacante participou de apenas sete confrontos — um número muito distante dos 94 jogos realizados pelo time no período.

Apresentado oficialmente em 15 de agosto de 2023, o jogador estreou um mês depois, saindo do banco de reservas. Logo em seguida, engatou quatro atuações como titular até ser interrompido por uma grave lesão no joelho.

Neymar precisou passar um ano longe dos gramados para se recuperar da cirurgia no joelho esquerdo. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior em outubro de 2023, durante uma partida entre Brasil e Uruguai.

Nesse intervalo, ele ainda chegou a participar de dois jogos em 2024 antes de deixar a equipe saudita no final de janeiro.

Dos mais de 8.400 minutos possíveis pelo Al-Hilal, Neymar esteve em campo por apenas 428. Durante sua breve passagem pelo clube, o camisa 10 marcou um gol e contribuiu com duas assistências antes de se despedir oficialmente da Arábia Saudita.

Retorno ao Santos

Neymar no Santos
Neymar retornou ao Santos após 12 anos longe dos clubes brasileiros (Foto: Raul Baretta/Santos FC via Fotos Públicas)

De volta ao Santos, o camisa 10 reencontrou o clube do coração e, junto com ele, o drama das lesões. Desde seu retorno, o jogador participou de nove das 13 partidas disputadas pelo time da Vila Belmiro.

Ele chegou a engatar uma sequência de sete jogos consecutivos, mas precisou ser afastado por um mês devido a um edema na coxa esquerda. Ao retornar, sofreu uma nova lesão muscular na mesma região durante a partida contra o Atlético-MG na última quarta-feira (16), reacendendo o sinal de alerta.

No total, Neymar esteve em campo por 587 minutos dos 1.170 possíveis com a camisa do Peixe, o que representa aproximadamente 50% da minutagem. Nesse período, fez três gols e deu outras três assistências.

Aos 33 anos, o atacante participou de apenas 16 dos 107 jogos disputados desde que deixou a Europa, o que representa cerca de apenas 15% do total.

O jogador acumulou 1.015 minutos jogados, o equivalente a apenas 11 partidas completas; em apenas cinco oportunidades conseguiu atuar durante os 90 minutos corridos, sendo quatro pela equipe saudita e uma única vez pelo Santos.

Mais um afastamento?

O clube está pessimista com a nova lesão do camisa 10, já que ela pode exigir semanas de recuperação. Exames serão realizados a partir desta quinta-feira (17).

Apesar da preocupação, a expectativa nos bastidores é que Neymar siga no time do coração. Seu contrato atual vai até 30 de junho e o clube já trabalha com a possibilidade de um novo acordo para prolongar a permanência.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp