Política
Publicado em 20/02/2025, às 08h02 Saiba o que fazer para se proteger da febre amarela - Foto: Agência Brasil Isabela Fernandes
Os casos de febre amarela no estado de São Paulo não param de crescer. A Secretaria de Estado da Saúde(SES-SP) registrou 15 casos em pessoas não vacinadas, dos quais nove resultaram em mortes.
Em decorrência disso, o Governo de São Paulo está reforçando a importância das vacinas contra a febre amarela antes do Carnaval, principalmente para quem planeja viajar para áreas rurais ou de mata.
A vacina é a medida mais eficaz de prevenção e demora 10 dias para agir. Ela está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.
A doença infecciosa é mais comum entre os meses de dezembro e maio, período em que as chuvas e o aumento de temperatura favorecem a reprodução do mosquito, que costuma picar durante o dia.
Não há contraindicações. Dessa forma, se existe dúvida se tomou ou não a segunda dose, o indivíduo pode se vacinar.
É importante destacar que macacos não transmitem a febre amarela, assim como não é transmitido de pessoa para pessoa. O mosquito é o único transmissor.
Dengue em SP: quem tem direito a tomar a vacina pelo SUS?
São Paulo deve decretar emergência para dengue nesta semana; confira os números