Política
Publicado em 17/04/2025, às 14h47 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Marcela Guimarães
Desde o dia 9 de abril, uma ponte ferroviária localizada na estação Suzano, na Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vem passando por obras que devem se estender pelos próximos quatro meses.
Os trens estão circulando em apenas uma via no trecho entre Suzano e Jundiapeba, o que tem impactado no tempo de viagem e velocidade dos trens. A medida foi necessária após a identificação de desgaste na estrutura da ponte, que foi inaugurada em 1907.
A CPTM já deu início ao processo de contratação de uma empresa especializada para cuidar dos reparos. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 120 dias — ou seja, quatro meses.
O serviço será realizado em todas as vias da ponte, começando pela via 2, que já está interditada. Nesta etapa inicial, a equipe técnica está realizando a coleta de amostras do solo com uma profundidade que chega a 25 metros, material que será analisado pelos engenheiros responsáveis pelas obras.
As mudanças no funcionamento da Linha 11-Coral começaram em 4 de abril. Durante os primeiros 30 dias da reforma, os trens operam por via única no trecho entre Suzano e Jundiapeba das 9h às 15h e das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis. Aos sábados, a restrição acontece das 4h às 20h.
Durante esse período, os usuários da linha devem enfrentar longos tempos de espera. No trajeto entre as estações Luz e Suzano, os intervalos devem ser de aproximadamente 11 minutos; já nos trechos Luz-Guaianases e Luz-Estudantes, a previsão é de 5,5 e 22 minutos, respectivamente.
Das 21h até o fim da operação nos dias úteis e das 10h às 20h aos sábados, as viagens entre Luz e Guaianases (conhecidas como loop) serão temporariamente suspensas. Nesses horários, apenas os loops Luz-Suzano e Luz-Estudantes continuarão funcionando, com os mesmos tempos médios de espera: 11 e 22 minutos.
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