Política
Publicado em 14/04/2025, às 17h10 Redação BNews São Paulo
As obras da Estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado na Zona Leste da capital. Segundo o Governo do Estado, a construção já atingiu 40% de execução física, com os pilares erguidos e as fundações dos acessos norte e sul em andamento. O edifício técnico da estação também já está sendo construído.
Localizada na Avenida Ragueb Chohfi, altura do número 3002, a nova parada é uma das etapas da ampliação da Linha 15, que vai facilitar o acesso de bairros populosos como São Mateus ao centro da cidade. A expectativa é de uma economia de mais de 30 minutos no trajeto diário dos usuários.
A Boa Esperança será uma estação elevada, com 15 metros de altura e 4.561 m² de área construída. O projeto prevê quatro elevadores, cinco escadas rolantes, seis escadas fixas e portas de plataforma automáticas, garantindo acessibilidade e conforto aos usuários. Quando estiver em operação, a nova estação deve receber cerca de 6,4 mil passageiros por dia.
A construção faz parte da expansão da Linha 15, que incluirá também as estações Jacu Pêssego e Ipiranga, além do novo Pátio Ragueb Chohfi. Serão mais 4,6 km de trilhos somando os dois sentidos da linha, que chegará a 17,6 km de extensão entre Vila Prudente e Jacu Pêssego até 2027, beneficiando cerca de 480 mil pessoas diariamente.
A nova etapa do monotrilho de São Paulo traz uma série de soluções sustentáveis e de alta tecnologia. Os trens terão operação automatizada, câmeras internas, ar-condicionado, e sistema de sinalização CBTC, que permite menor intervalo entre composições. As estações do Metrô terão ventilação e iluminação naturais, além de revestimentos resistentes e acessibilidade total.
O projeto também inclui a construção de uma ciclovia de 1.295 metros, com iluminação em LED, paisagismo e bancos, incentivando a mobilidade ativa e sustentável na região.
Além de facilitar a vida da população, a expansão da Linha 15-Prata vai ajudar a reduzir o impacto ambiental: a operação com trens elétricos sobre pneus reduz ruídos e emissões. A expectativa é evitar, anualmente, a emissão de 182 toneladas de poluentes atmosféricos, 20,8 mil toneladas de gases de efeito estufa e o consumo de 9,5 milhões de litros de combustível.
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