Política

Veja como São Paulo vai homenagear o papa Francisco após sua morte

Pontífice morreu em sua residência no Vaticano após complicações de saúde; cidade de São Paulo prestará tributo oficial  |  Foto Catholic Church (England and Wales) via Fotos Públicas

Publicado em 22/04/2025, às 09h36   Foto Catholic Church (England and Wales) via Fotos Públicas   Isabela Fernandes

A cidade de São Paulo está em luto oficial por sete dias após a morte do papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21). O decreto, publicado pela Prefeitura, homenageia a trajetória e a influência do pontífice, considerado uma figura marcante para milhões de católicos ao redor do mundo — especialmente na capital paulista, que abriga uma das maiores populações católicas do planeta.

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), em seu apartamento na residência de Santa Marta, no Vaticano.

A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, segundo comunicado oficial do Vaticano. Ele se recuperava de uma pneumonia e havia passado 38 dias internado antes de voltar para casa.

Mesmo fora do país, em viagem oficial pela China e pelo Japão, o prefeito Ricardo Nunes determinou uma homenagem permanente ao papa: um novo Centro Educacional Unificado (CEU), localizado no bairro de Sapopemba, na Zona Leste da cidade, receberá o nome "Papa Francisco". A inauguração do espaço está prevista para os próximos dias.

Durante o período de luto, todas as repartições públicas municipais deverão hastear a bandeira de São Paulo a meio mastro.

Nota do governo

“O Governo de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), e decreta luto oficial de sete dias em todo o estado. Nascido em Buenos Aires (Argentina), Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em 2013, tornando-se o primeiro sacerdote sul-americano a alcançar o posto de líder da Igreja Católica.

Jesuíta, deu início aos estudos religiosos nos anos 1950, foi ordenado sacerdote na década seguinte e dedicou grande parte da vida à promoção da justiça social e da espiritualidade em todas as comunidades pelas quais passou e, no papel de Santo Padre, estendeu essa mensagem a povos e nações de todo o mundo.

Francisco escolheu o Brasil como primeiro destino de suas viagens e celebrou missa no Santuário Nacional de Aparecida, local que guardava no coração, para honra e alegria de paulistas e brasileiros. Nossos sentimentos aos fiéis que se despedem do Papa Francisco".

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo Ricardo Nunes igreja católica Papa Francisco

Leia também


Saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte de papa Francisco


Dom Odilo organiza despedida de papa Francisco em SP; veja homenagem