Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/04/2025, às 18h45
Após estar próximo de um acerto com Tite, o Corinthians foi surpreendido nesta terça-feira (22) com o anúncio do treinador de que fará uma pausa na carreira para “cuidar de sua saúde mental e física”.
A decisão fez com que o clube recomeçasse do zero na busca por um novo técnico após a saída de Ramón Díaz na semana passada, motivada pelos resultados negativos no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.
Antes de entrar em acordo com Tite, a diretoria do Corinthians chegou a iniciar tratativas com Dorival Jr., ex-técnico da Seleção Brasileira e do Flamengo; no entanto, as conversas esfriaram diante do avanço nas negociações com o antigo nome do Timão.
Agora, com a saída de Tite do cenário, Dorival deve voltar ao radar do presidente Augusto Melo e do diretor de futebol Fabinho Soldado. Veja oito nomes disponíveis no mercado da bola:
Um dos técnicos mais experientes do futebol brasileiro, conhecido por seu trabalho em grandes clubes. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022, também já comandou equipes como Santos, Palmeiras, São Paulo e Internacional, além da própria Seleção Brasileira, com passagem interina em 2023.
No topo das prioridades do clube, Dorival construiu uma reputação de gestor de elenco e bom articulador nos bastidores ao longo de sua carreira.
Sempre cotado quando há vagas em clubes brasileiros, Fernando Diniz está atualmente sem clube desde sua saída precoce do Cruzeiro no início deste ano.
A passagem pelo time foi breve, encerrada após uma má campanha no Campeonato Mineiro e o vice-campeonato na Sul-Americana de 2024. Apesar disso, o treinador viveu uma fase marcante em sua carreira nos últimos anos.
Entre 2022 e 2024, Diniz comandou o Fluminense em uma das fases mais vitoriosas da história do clube; sob sua direção, o Tricolor conquistou títulos inéditos, como a Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024.
Também em 2023, o técnico chegou na função de interino na Seleção Brasileira enquanto a CBF aguardava a chegada de Carlo Ancelotti. No mesmo ano, levou o Fluminense ao vice-campeonato mundial, perdendo a final para o inglês Manchester City.
Se o Corinthians quiser apostar em técnicos estrangeiros, há nomes conhecidos e com passagens recentes pelo futebol brasileiro disponíveis no mercado. Entre os argentinos cotados, três se destacam: Jorge Sampaoli, Gabriel Milito e Hernán Crespo.
Sampaoli, atualmente morando no Rio de Janeiro após sua recente saída do Rennes, da França, quase acertou com o Santos nesta temporada. No Brasil, já teve passagens pelo Flamengo, Atlético-MG e Santos, onde foi vice-campeão brasileiro em 2019.
Já Gabriel Milito teve um ano de destaque com o Galo em 2024. Apesar de não ter conquistado títulos marcantes, levou o time às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, além de vencer o Campeonato Mineiro.
Hernán Crespo também aparece entre os possíveis nomes. No fim de 2024, deixou o Al-Ain, dos Emirados Árabes, e está livre para negociações. Ganhou notoriedade no Defensa y Justicia e fez história no São Paulo ao conquistar o Campeonato Paulista de 2021, encerrando um longo jejum de títulos do clube.
Treinadores portugueses seguem em evidência no futebol brasileiro. Desde 2022, o Corinthians contou com dois técnicos de Portugal: Vítor Pereira e António Oliveira, desligado recentemente após resultados abaixo do esperado.
Outro nome disponível é Pedro Caixinha, demitido pelo Santos neste ano. O técnico comandou o clube até o início do Campeonato Brasileiro, mas acabou não resistindo à pressão por resultados.
Classificação Indicativa: Livre