Esportes

Corinthians sem técnico? Veja os possíveis nomes disponíveis no mercado

Foto: Rodrigo Coca/Corinthians via Fotos Públicas
A decisão de Tite fez com que o Corinthians recomeçasse do zero na busca por um novo técnico após a saída de Ramón Díaz na última semana  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rodrigo Coca/Corinthians via Fotos Públicas
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 22/04/2025, às 18h45



Após estar próximo de um acerto com Tite, o Corinthians foi surpreendido nesta terça-feira (22) com o anúncio do treinador de que fará uma pausa na carreira para “cuidar de sua saúde mental e física”.

A decisão fez com que o clube recomeçasse do zero na busca por um novo técnico após a saída de Ramón Díaz na semana passada, motivada pelos resultados negativos no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.

Antes de entrar em acordo com Tite, a diretoria do Corinthians chegou a iniciar tratativas com Dorival Jr., ex-técnico da Seleção Brasileira e do Flamengo; no entanto, as conversas esfriaram diante do avanço nas negociações com o antigo nome do Timão.

Agora, com a saída de Tite do cenário, Dorival deve voltar ao radar do presidente Augusto Melo e do diretor de futebol Fabinho Soldado. Veja oito nomes disponíveis no mercado da bola:

Dorival Jr.

Dorival Jr.
Dorival Jr., primeiro nome especulado para assumir o comando técnico do Corinthians (Foto: CBF via Fotos Públicas)

Um dos técnicos mais experientes do futebol brasileiro, conhecido por seu trabalho em grandes clubes. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022, também já comandou equipes como Santos, Palmeiras, São Paulo e Internacional, além da própria Seleção Brasileira, com passagem interina em 2023.

No topo das prioridades do clube, Dorival construiu uma reputação de gestor de elenco e bom articulador nos bastidores ao longo de sua carreira.

Fernando Diniz

Fernando Diniz
Fernando Diniz é um dos nomes disponíveis no mercado (Foto: Thais Magalhães/CBF via Fotos Públicas)

Sempre cotado quando há vagas em clubes brasileiros, Fernando Diniz está atualmente sem clube desde sua saída precoce do Cruzeiro no início deste ano.

A passagem pelo time foi breve, encerrada após uma má campanha no Campeonato Mineiro e o vice-campeonato na Sul-Americana de 2024. Apesar disso, o treinador viveu uma fase marcante em sua carreira nos últimos anos.

Entre 2022 e 2024, Diniz comandou o Fluminense em uma das fases mais vitoriosas da história do clube; sob sua direção, o Tricolor conquistou títulos inéditos, como a Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024.

Também em 2023, o técnico chegou na função de interino na Seleção Brasileira enquanto a CBF aguardava a chegada de Carlo Ancelotti. No mesmo ano, levou o Fluminense ao vice-campeonato mundial, perdendo a final para o inglês Manchester City.

Trio argentino

Jorge Sampaoli
Jorge Sampaoli pode ser cogitado para assumir o Timão (Foto: Santos via Fotos Públicas)

Se o Corinthians quiser apostar em técnicos estrangeiros, há nomes conhecidos e com passagens recentes pelo futebol brasileiro disponíveis no mercado. Entre os argentinos cotados, três se destacam: Jorge Sampaoli, Gabriel Milito e Hernán Crespo.

Sampaoli, atualmente morando no Rio de Janeiro após sua recente saída do Rennes, da França, quase acertou com o Santos nesta temporada. No Brasil, já teve passagens pelo Flamengo, Atlético-MG e Santos, onde foi vice-campeão brasileiro em 2019.

Já Gabriel Milito teve um ano de destaque com o Galo em 2024. Apesar de não ter conquistado títulos marcantes, levou o time às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, além de vencer o Campeonato Mineiro.

Hernán Crespo também aparece entre os possíveis nomes. No fim de 2024, deixou o Al-Ain, dos Emirados Árabes, e está livre para negociações. Ganhou notoriedade no Defensa y Justicia e fez história no São Paulo ao conquistar o Campeonato Paulista de 2021, encerrando um longo jejum de títulos do clube.

Trio português

Vítor Pereira
Vítor Pereira, ex-técnico do Corinthians, comandou o clube em 2022 antes de ir para o Flamengo (Foto: Rodrigo Coca/Corinthians via Fotos Públicas)

Treinadores portugueses seguem em evidência no futebol brasileiro. Desde 2022, o Corinthians contou com dois técnicos de Portugal: Vítor Pereira e António Oliveira, desligado recentemente após resultados abaixo do esperado.

Outro nome disponível é Pedro Caixinha, demitido pelo Santos neste ano. O técnico comandou o clube até o início do Campeonato Brasileiro, mas acabou não resistindo à pressão por resultados.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp