Entretenimento
por Gabriella Franco
Publicado em 25/02/2025, às 09h39
A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estima que entre 287 mil e 442 mil veículos sigam em direção ao litoral entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, feriado de Carnaval.
A previsão é de um aumento do fluxo em direção à Baixada Santista com o início do Carnaval, nos dias 28 de fevereiro (das 07h às 23h59), 1º de março (da 0h às 21h) e 2 de março (das 07h às 13h).
Nesse período, a Ecovias implantará a Operação Descida, liberando a utilização das pistas Norte e Sul da Via Anchieta, e da pista Sul da Rodovia dos Imigrantes, para a descida em direção ao litoral. A subida ocorrerá exclusivamente pela pista Norte da Imigrantes.
A concessionária também prevê aumento do tráfego no sentido São Paulo nos dias 3 de março (das 15h às 22h) e 4 de março (das 09h às 23h), quando será implantada a Operação Subida. Nessa operação, os usuários poderão subir a serra pelas pistas Norte e Sul da Imigrantes, além da pista Norte da Via Anchieta. A descida será realizada apenas pela pista Sul da Anchieta.
Para a Quarta-feira de Cinzas, dia 5, será implantada a Operação Normal: a descida será pela pista Sul da Via Anchieta e da Rodovia dos Imigrantes, enquanto a subida acontecerá pela pista Norte das duas rodovias.
Se necessário, a Operação 3ª Faixa será implementada na rodovia Cônego Domênico Rangoni, permitindo o uso do acostamento como faixa de tráfego ao longo de um trecho de 2 quilômetros, desde o entroncamento com a rodovia Rio-Santos até a praça de pedágio.
Para orientar os motoristas, painéis de mensagens fixos e variáveis exibirão avisos sobre a liberação do acostamento. Além disso, equipes da Ecovias e da Polícia Militar Rodoviária atuarão para garantir a segurança viária de usuários e pedestres durante a operação.
No feriado de Carnaval, para garantir a segurança dos usuários, a Ecovias disponibilizará 73 viaturas, incluindo picapes de inspeção de tráfego, ambulâncias UTI e de resgate, veículos leves de atendimento rápido, guinchos leves e pesados — entre eles um modelo 100% elétrico para veículos leves — além de dois caminhões Munk, utilizados para içamento de cargas e motocicletas.
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