Política

Preço médio de escritórios atinge recorde em São Paulo; confira valores

Foto: Pexels
Mesmo assim, mercado de escritórios mantém ritmo aquecido em São Paulo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Pexels
Fernanda Decaris

por Fernanda Decaris

[email protected]

Publicado em 26/04/2025, às 10h00



Os preços por metro quadrados de escritórios comerciais em São Paulo atingiram 115,95 reais no primeiro trimestre de 2025, segundo constatação realizada pela consultoria Binswanger. O valor é um recorde desde o início da consultoria.

Enquanto isso, a taxa de vacância segue em decadência, o que reflete na alta absorção líquida do mercado, a diferença entre novas contratações e devoluções de áreas.

No mesmo período, a vacância ficou em 17,8%, ante 19,4% no quarto trimestre, quando o valor era de 114,74 reais por metro quadrado em São Paulo. 

A absorção líquida totalizou 84,6 mil metros quadrados no trimestre. Apesar de inferior aos 86,6 mil metros quadrados registrados entre outubro e dezembro de 2024, esse volume manteve a tendência positiva, superando os 80 mil metros quadrados pelo terceiro trimestre consecutivo.

A região da Chucri Zaidan se destacou, respondendo por 27,9 mil metros quadrados absorvidos, seguida pela Chácara Santo Antônio, com 16,1 mil metros quadrados.

Aluguel comercial deve alta recorde em 2024

No último ano, alugar uma sala comercial ficou 7,88% mais caro, de acordo com o Índice FipeZap. A variação é a mais alta já registrada desde 2013, quando o dado começou a ser apurado.
Em 2024, o preço médio do aluguel metro quadrado (m²) atingiu R$ 45,53 no ano. Na prática, esse valor significa que para locar uma sala comercial de 200 m², por exemplo, o empresário precisava desembolsar R$ 9,1 ao mês. 
O índice ficou acima do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), comumente chamado de “inflação do aluguel” - pois costuma corrigir anualmente os contratos de locação. O IGP-M encerrou 2024 em 6,54%.

O levantamento acompanha os preços de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² em dez cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Salvador, Campinas, Niterói), com base em 61.683 anúncios na internet.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp