Entretenimento
por Isabela Fernandes
Publicado em 15/04/2025, às 11h24
Um dos mais importantes símbolos do início da história religiosa no Brasil, a cruz utilizada na Primeira Missa celebrada em solo brasileiro, em 26 de abril de 1500 após a chegada da expedição de Pedro Alvares Cabral à Costa brasileira, em Porto Seguro (BA), está no país para uma peregrinação especial que celebra os 525 anos desse marco histórico.
O objeto, preservado no Museu da Sé de Braga, em Portugal, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (14) e ficará no Brasil até o dia 27 de abril, passando por diversas cidades.
A iniciativa faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, organizado pelo Movimento Brasil com Fé, o Instituto Redemptor e o Santuário Cristo Redentor.
Antes de chegar ao Brasil, a cruz percorreu importantes cidades portuguesas, como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, reforçando o caráter religioso e cultural da peregrinação
A capital paulista foi o primeiro destino da cruz em solo brasileiro. A agenda contou com diversas atividades religiosas, culturais e institucionais:
Nos próximos dias, a cruz seguirá viagem por outros estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, fortalecendo a fé e a memória histórica dos brasileiros.
Cada parada contará com programações semelhantes, envolvendo missas, procissões, atos ecumênicos e encontros com autoridades locais para celebrar a Primeira Missa durante a Semana Santa.
Classificação Indicativa: Livre