Esportes

Conmebol divulga sede oficial para a final da Libertadores; veja onde será

Foto: Vitor Silva/Botafogo via Fotos Públicas
A escolha do local que sediará a final da Libertadores foi anunciada por Alejandro Domíngues, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol  |   BNews SP - Divulgação Foto: Vitor Silva/Botafogo via Fotos Públicas
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 29/04/2025, às 14h50



Na última segunda-feira (28), a Conmebol divulgou oficialmente qual será a sede da final da Libertadores em 2025. O confronto será em Lima, capital do Peru.

A escolha do local foi dada por Alejandro Domíngues, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, através das redes sociais.

Motivo da escolha

Antes da Libertadores de 2019, a final do campeonato precisou mudar de lugar cerca de um mês antes da partida entre Flamengo e River Plate, já que Santiago, prioridade na época, passava por problemas de segurança.

O Estádio Monumental U, também em Lima, no Peru, foi o local escolhido para os clubes decidirem o título em uma final marcada pelo bicampeonato flamenguista; assim, o acordo serviu como uma “troca de favores” devido à disponibilidade do país antes do confronto decisivo.

Estádios

Com capacidade para até 80 mil torcedores, o Monumental U deve ser o escolhido após Lima vencer a disputa contra Brasília, com o Mané Garrincha e também contra Montevidéu, que usaria o Estádio Centenário para a consagração da Glória Eterna.

Também há a opção do Estádio Nacional, mais moderno, mas com uma capacidade menor para até 50 mil pessoas. Após seis anos, Lima voltará a receber a final da Libertadores, que garantirá uma vaga na Copa Intercontinental 2025 e outra no Mundial de Clubes da Fifa de 2030.

Os clubes brasileiros que ainda têm chances de disputar a Glória Eterna são os paulistas Palmeiras e São Paulo; além deles, Flamengo, Fortaleza, Bahia, Internacional e Botafogo, atual campeão, também seguem no campeonato continental.

E a Sul-Americana?

A final da competição continental de segundo escalão estava marcada para acontecer na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, mas a escolha segue indefinida.

O Estádio Nacional de Lima pode acabar recebendo o jogo, acompanhando a mesma cidade peruana da final da Libertadores em 2025.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp