Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 21/04/2025, às 08h00
São Paulo, além de ser a maior cidade do Brasil (e da América Latina), também se destaca pela sua diversidade cultural, econômica e social — e o universo esportivo acompanha esse ritmo.
Quando o assunto é futebol, a capital paulista concentra grandes clubes, incluindo sete times profissionais masculinos espalhados por diferentes regiões da cidade. Veja quais são eles e quando foram fundados.
Fundado há quase 125 anos, o Timão é o clube profissional mais antigo da capital paulista. Sediado na zona leste, ostenta uma das maiores torcidas do Brasil e faz parte do grupo dos “quatro grandes” do estado.
No currículo, o Corinthians carrega o recorde de conquistas do Campeonato Paulista, somando 31 títulos estaduais.
Com 110 anos de história, o Alviverde tem uma das histórias mais vitoriosas do futebol brasileiro. Atual recordista de títulos do Campeonato Brasileiro, com 12 troféus, também se destaca como um dos mais dominantes e decisivos da década — desde 2020, o Palmeiras já levantou 11 taças.
O mandante do tradicional Estádio Nicolau Alayon, também chamado de Comendador Souza, o Nacional pode não ser tão famoso como os outros times paulistanos, mas carrega uma longa trajetória.
Fundado há mais de um século, o clube tem 106 anos de existência e chegou a ter como jogador o famoso Charles Miller, um dos pioneiros do futebol no Brasil.
A Lusa é um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Fundada por imigrantes portugueses, construiu uma trajetória marcante no futebol brasileiro, com grandes campanhas nas décadas passadas e revelações de destaque, como o meio-campista Dener.
Seu estádio, o Canindé, segue como um marco na zona norte da cidade. Atualmente na Série D, apesar dos altos e baixos, a Portuguesa segue lutando por dias de glória.
Tradicional e querido no coração da zona leste, o Juventus carrega mais do que apenas uma camisa grená. Fundado há pouco mais de um século, o clube é conhecido por sua forte ligação com a comunidade local.
Apesar de não figurar entre os grandes do estado, o Moleque Travesso, seu apelido, ainda possui uma grande história na capital paulista.
Apesar de ser um dos clubes mais novos da cidade, o São Paulo conquistou, em poucas décadas, um gigante destaque no cenário nacional e internacional.
O Tricolor do Morumbi se consolidou como o time brasileiro com mais títulos mundiais, somando três conquistas, além de figurar entre os maiores vencedores da Copa Libertadores.
Fundado há pouco mais de duas décadas, o Barcelona Capela é o caçula do futebol paulistano. Inspirado no famoso clube da Catalunha, o time tem escudo e cores que lembram o Barcelona original.
Apesar de ainda não ter alcançado a elite dos campeonatos nacionais, revelou o atacante Diego Costa, que viria a brilhar na Europa e na Seleção Espanhola.
Classificação Indicativa: Livre