Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 26/04/2025, às 08h00
O Brooklin assumiu a liderança como o bairro mais caro para alugar um imóvel em São Paulo, ultrapassando a Vila Olímpia. Os dados são do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado neste mês de abril.
Localizado na zona sul da capital, o Brooklin atingiu o valor médio de R$ 99,65 por metro quadrado em março, registrando uma valorização de 15,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O estudo aponta que esse avanço ocorre em um momento de estabilidade nos preços da Vila Olímpia, que anteriormente ocupava o topo do ranking; em março, o valor médio do metro quadrado foi de R$ 98,82, representando uma leve queda de 0,5% em relação ao mês anterior.
“O aumento da demanda, impulsionado pela valorização da região e pela procura por imóveis próximos a centros comerciais e de fácil acesso, tem levado o preço no Brooklin a subir. É a primeira vez, inclusive, que o bairro ocupa a primeira posição do ranking”, destacou Thiago Reis, gerente de dados do Grupo QuintoAndar.
Em 2024, os bairros que registraram o menor número de homicídios em São Paulo foram Vila Mariana, Santo Amaro, Moema, Socorro e Ipiranga, na zona sul da capital, e Cambuci, no centro.
Os dados são do Mapa da Desigualdade da Rede Nossa São Paulo, que traz dados sobre os 96 distritos da capital paulista e os classifica com base em indicadores como segurança pública, saúde e habitação.
Já o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) do Instituto Sou da Paz, que analisa as tendências criminais em São Paulo, mostrou que, em 2022, os bairros com menor índice de criminalidade foram Cambuci e Vila Mariana, em 2º e 3º lugar, respectivamente. A Vila Diva, na zona leste, ficou em 1º lugar.
Classificação Indicativa: Livre