Negócios

Saiba o prazo de solicitação para instalar placa de carros e motos pelo Detran-SP

Foto: Divulgação/Governo do Brasil
De acordo com o Detran, mudança de placa garante mais segurança e eficiência em seu serviço  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Governo do Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 21/03/2025, às 12h51



O processo de emplacamento de veículos para carros e motos zero quilômetro e automóveis que já precisavam trocar de placa começará a ser solicitado ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) a partir do dia 1º de julho.

De acordo com o sistema, essa mudança garante um controle e acompanhamento mais abrangente das etapas do emplacamento para transparecer mais segurança e eficiência no serviço.

O processo de instalação anterior contava com autorização previamente encomendada pelo proprietário do veículo de forma direta a uma empresa de estampagem credenciada.

Quando é necessário trocar a placa?

Usado ou seminovo, um automóvel precisa de uma nova placa quando já tem uma antiga e o proprietário está de mudança para outra cidade ou estado.

Também é necessário realizar a troca quando a placa já se encontra em mau estado de conservação e/ou com a leitura prejudicada.

Além disso, por lei, conduzir veículo com placas em mau estado de conservação é considerada infração de trânsito gravíssima, passível de multa de R$ 295,23 e penalização de sete pontos na CNH, além da apreensão do automóvel.

Como fazer a solicitação

  • O proprietário do veículo deve solicitar a autorização para a Estampagem de Placa de Identificação Veicular (AEPIV) através do Detran e efetuar o pagamento da taxa de R$ 37,02 (valor válido para 2025);
  • Para pessoas físicas, basta informar o CPF para seguir com o pagamento. Já as empresas devem fornecer o CNPJ, permitindo a quitação em lote para frotas vinculadas ao mesmo número;
  • Na etapa seguinte, é necessário procurar uma estampadora credenciada pelo Detran-SP;
  • O proprietário deve apresentar o registro do veículo em seu nome e aguardar a autorização do órgão para solicitar a confecção da placa. O pagamento é realizado diretamente à estampadora;
  • A fixação da nova placa pode ser feita pelo próprio proprietário, por um procurador ou pelo estabelecimento responsável pela venda do veículo, desde que autorizada pelo dono.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp