Polícia

A Avenida Paulista é segura? Veja número de roubos no coração de SP

Foto: Reprodução/Rogério Cassimiro/Ministério do Turismo
Queda nos roubos de celulares na Avenida Paulista reflete operações de segurança e estratégias de inteligência da SSP-SP  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Rogério Cassimiro/Ministério do Turismo
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 30/03/2025, às 08h00



A Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, teve uma redução significativa nos roubos de celulares.

De acordo com a pasta da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os registros de roubo de aparelhos na via caíram em mais de 33% em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

A SSP-SP atribui a queda a uma série de operações especializadas realizadas pela Polícia Civil, focadas em desmantelar a cadeia criminosa de receptação de celulares roubados.

Durante essas operações, 69 pessoas foram presas e mais de 10,7 mil celulares, sem comprovação de origem, foram apreendidos. Para aumentar ainda mais a presença policial na região, uma base comunitária da Polícia Militar foi instalada na Avenida Paulista, e o policiamento foi reforçado.

A SSP-SP também destacou que o uso de estratégias de inteligência vem contribuindo para garantir mais segurança ao local.

A redução de roubos também foi observada em outras áreas da cidade. No 78º Distrito Policial (Jardins), por exemplo, os roubos caíram 28,38% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024.

Na região da Consolação, o índice de queda foi ainda mais expressivo, com uma redução de 45,59%. No total, 120 suspeitos foram detidos e apreendidos nas operações realizadas até o momento em 2025.

A Prefeitura de São Paulo também lançou, na última sexta-feira (21), o Programa Paulista Mais Segura, com o objetivo de intensificar o monitoramento e a segurança na Avenida Paulista.

Uma das inovações do programa é o uso de um "cão robô", tecnologia implantada desde dezembro de 2024 para ajudar no patrulhamento da região.

Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, a região da Avenida Paulista registrou uma média de 31 furtos e 5 roubos por mês, totalizando 3.951 ocorrências. O programa foi desenvolvido após um levantamento detalhado sobre a dinâmica criminosa da área, com a intenção de garantir maior segurança para paulistanos e turistas que circulam pela região.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp