Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 25/03/2025, às 10h48
Em janeiro deste ano, o estado de São Paulo registrou uma média de quatro roubos ou furtos de motos por hora, totalizando 3.091 ocorrências no mês. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Comparando com o mesmo período de 2024, quando 2.765 motocicletas foram furtadas ou roubadas — o que correspondia a três veículos por hora —, houve um aumento de 12% desse tipo de crime.
A SSP diz que “as forças de segurança mantêm operações contínuas para combater roubos, furtos e a receptação de motocicletas e outros veículos”. Também informou que os roubos de veículos em geral apresentaram uma queda de 6,6% em janeiro de 2025 na capital em comparação ao mesmo período do último ano.
No último fim de semana (22 e 23), dois assaltos a motos de luxo foram registrados em São Paulo, ambos com a mesma tática. Os criminosos agiram de forma violenta e rápida, surpreendendo as vítimas.
No último sábado (22), o crime aconteceu no bairro Campo Belo, zona sul de São Paulo, quando um motociclista foi abordado por três criminosos armados enquanto entrava na garagem de um prédio.
As câmeras de segurança capturaram o momento exato da abordagem: o motoqueiro, ao abrir o portão da garagem, foi cercado por três outros motociclistas. Um dos criminosos, que estava sozinho em uma das motos, apontou uma arma para a cabeça da vítima, enquanto os dois comparsas desceram de suas motos para roubar o homem.
Eles também levaram o capacete da vítima antes de fugir do local. Foi registrado um boletim de ocorrência e a polícia segue investigando o caso para identificar os criminosos.
No dia seguinte, no último domingo (23), outro assalto aconteceu, desta vez na região de Vila Prudente, zona leste da cidade, quando um homem estava em sua moto de luxo trafegando por uma via.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que ele é cercado por seis bandidos em quatro motos. Os criminosos, armados, abordaram a vítima, que não reagiu ao assalto.
Os criminosos levaram a moto de luxo e o capacete da vítima antes de fugir do local. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi localizado e a polícia segue as investigações para tentar identificar e prender os responsáveis pelos dois roubos.
Classificação Indicativa: Livre