Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 04/04/2025, às 13h27
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a possível desativação do Viaduto João Goulart, o Minhocão, está sendo pensada como parte de um projeto que prevê a ampliação da Avenida Marquês de São Vicente, localizada na zona oeste de São Paulo.
O plano prevê que a avenida seja estendida até a zona leste da capital, no bairro do Tatuapé. A declaração do prefeito foi dada à imprensa na última quarta-feira (2).
O viaduto conecta a Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda, zona oeste. De acordo com Nunes, a proposta vem sendo analisada por meio de um estudo da SPUrbanismo, estatal ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).
A ampliação da Avenida Marquês de São Vicente integra o plano de metas da Prefeitura de São Paulo apresentado na última terça (1º). Segundo a administração municipal, o novo corredor terá 6,9 km de extensão, ligando as avenidas Sérgio Tomás e Salim Farah Maluf. A proposta procura desativar o posterior do Minhocão.
Ricardo Nunes garante que a extensão trará melhorias para a mobilidade da capital paulista.
“Tem um estudo da SPUrbanismo que, com a extensão da [avenida] Marquês até o [bairro] Tatuapé, a gente vai poder desafogar bem o trânsito e fazer uma ligação entre as zonas oeste e leste — obviamente passando pelo centro. Dando certo, vai possibilitar que a gente desative o Minhocão”, disse o prefeito.
Nunes ainda não definiu qual será o destino do viaduto após sua desativação. Ele afirma que a decisão entre demolir a estrutura ou transformá-la em um espaço público, como um parque suspenso nos moldes do High Line, em Nova York, será discutida com a população.
“Agora, se a gente vai desativar o Minhocão com demolição ou fazer um High Line, a gente tem de discutir com a sociedade. É um tema polêmico”, afirmou.
Ricardo Nunes afirmou que a Prefeitura já havia encomendado um projeto de túnel com o objetivo de conectar as zonas oeste e leste da capital, mas o plano acabou sendo descartado por conta do alto custo. Em contrapartida, explicou que a extensão da Avenida Marquês de São Vicente está “bem trabalhada”.
“A gente tinha feito a encomenda de um projeto de fazer um túnel. A hora que chegaram os estudos, a gente viu que era inviável pelo custo”, disse o prefeito. “Agora, essa proposta de extensão da Marquês de São Vicente está bem trabalhada, pronta para a gente fazer as desapropriações — que não são tantas — e poder ter mais essa via na cidade”.
O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, foi inaugurado em 1971 e construído com o objetivo de facilitar o tráfego de carros em uma cidade com crescimento acelerado.
Ao longo das décadas, a estrutura passou a ser alvo de críticas — entre elas, a desvalorização dos imóveis pela região e o impacto negativo na paisagem urbana dos bairros por onde passa: República, Santa Cecília e Barra Funda.
Atualmente, o viaduto funciona como via expressa para veículos apenas nos dias úteis até às 20h. Após esse horário, e também aos finais de semana e feriados, o Minhocão é fechado para automóveis e aberto para o público das 7h às 22h, funcionando como um espaço para caminhada, corrida e lazer.
Classificação Indicativa: Livre