Política

Leilão das linhas da CPTM acontece hoje; conheça as empresas na disputa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O leilão do Lote Alto Tietê promete modernizar o sistema ferroviário e reduzir o tempo de espera nas principais linhas da CPTM  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 28/03/2025, às 10h45



O Estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), promove o leilão do Lote Alto Tietê, que envolve a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

O evento será realizado na B3, na capital paulista, na tarde desta sexta-feira (28), e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, com foco na modernização do sistema ferroviário e na ampliação dos serviços oferecidos aos passageiros.

Dois grupos estão interessados no lote, sendo eles:

  • O Grupo Comporte, que venceu o leilão da construção de trem que ligará a capital de São Paulo com a cidade de Campinas, no interior; 
  • O Grupo CCR, dono da Viamobilidade, que cuida da manutenção da linha 4-Amarela, linha 5-Lilás,  linha 8-Diamante e linha 9-Esmeralda

O projeto

O projeto inclui aprimoramentos operacionais, estruturais e tecnológicos, garantindo a requalificação das três linhas e a expansão da malha ferroviária.

Entre as melhorias previstas, estão a construção de oito novas estações, a reforma de outras 24 já existentes e a substituição de todas as passagens em nível por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, proporcionando mais segurança aos usuários e melhorando o fluxo do trânsito por toda a Região Metropolitana de São Paulo.

As melhorias previstas incluem investimentos na rede aérea, nos trilhos e também na sinalização, além da instalação de novos equipamentos e tecnologias.

A expectativa é que, até 2040, as três linhas juntas atendam, em média, 1,3 milhão de passageiros por dia útil. Com a concessão, os intervalos entre os trens serão reduzidos, tornando a operação mais ágil e eficiente em todas as linhas.

As principais mudanças incluem:

  • Linha 11 (Coral): No trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, os trens passarão a cada 3 minutos; o intervalo será de 6 minutos entre Suzano e Cézar de Souza.
  • Linha 12 (Safira): No trecho entre Brás e Itaquaquecetuba, o intervalo sera de 3 minutos e 15 segundos; entre Itaquaquecetuba e Suzano será de 6,5 minutos.
  • Linha 13 (Jade): O intervalo será reduzido de 15 para 10.
  • Expresso Aeroporto: O tempo entre as viagens da linha que liga o centro de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos será de 30 minutos em horário de menor movimento e de 1h no horário de pico.

Essas melhorias são parte de um esforço da Prefeitura para modernizar o transporte público de São Paulo e proporcionar um serviço mais eficiente e acessível para os moradores das cidades atendida pela CPTM.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp