Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 11/04/2025, às 18h18
A Polícia Federal apreendeu quase R$ 1,5 milhão em dinheiro vivo, carros de luxo e armas na última quinta-feira (10) em operação que investiga desvio de verbas da saúde relacionado ao prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).
Foram apreendidos o valor milionário em espécie, diversas armas, além de dois veículos: um Porsche 911 Carrera e uma BMW. O dinheiro foi localizado no porta-malas de um veículo em um dos endereços relacionados ao bispo Josivaldo Batista e à pastora Simone Souza, cunhada do prefeito.
O casal é ligado à Igreja Templo da Glória e Renovo, que possui unidades no Brás e em Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Além disso, Josivaldo já manteve vínculos com a Igreja Mundial do Poder de Deus.
Inicialmente, a PF havia informado a apreensão de R$ 863.854, mas a contagem seguiu durante toda esta sexta-feira (11) em razão do grande volume de cédulas de baixo valor.
Uma parte das notas estava guardada em uma caixa de papelão no porta-malas de um carro; a outra, em um cofre. Os bens estavam na casa e na igreja do casal, que também apresenta um programa de TV local e movimentava recursos de origem suspeita, segundo a quebra de sigilo bancário da Polícia Federal.
Simone é irmã de Sirlange Maganhato, esposa de Rodrigo Manga. O prefeito admitiu o parentesco, mas negou qualquer responsabilidade.
Segundo a PF, os religiosos fazem parte do núcleo financeiro do esquema investigado. Há indícios de que o grupo movimentava recursos do desvio por meio de contas bancárias de terceiros e pagamento de boletos.
Com vídeos curtos, caretas e uma linguagem que mistura humor e indignação, Rodrigo Manga (Republicanos), o “prefeito tiktoker” de Sorocaba, virou praticamente um “meme” nas redes sociais — e, agora, também no cenário político nacional.
No comando da prefeitura desde 2020, ele viu sua popularidade explodir em 2024, quando entrou na onda das redes sociais como parte de sua estratégia para garantir a reeleição.
Com o futuro de Marçal indefinido dentro do PRTB e a possibilidade de migração para o União Brasil, o nome de Manga começou a ganhar força dentro do partido como uma possível aposta para disputar o governo de São Paulo em 2026.
Caso permaneça no Republicanos, sua candidatura dependerá dos planos de Tarcísio de Freitas, atual governador.
A aposta na internet trouxe retorno imediato: em menos de um ano, o prefeito saltou de 429 mil seguidores no Instagram para mais de 2,2 milhões, ou seja, quase o triplo da população de Sorocaba, estimada em 757 mil habitantes pelo IBGE.
Além disso, as buscas pelo termo “prefeito de Sorocaba” praticamente dobraram, segundo o Google Trends.
Classificação Indicativa: Livre