Política

Saiba tudo o que a PF apreendeu durante operação contra prefeito de Sorocaba (SP)

Foto: Reprodução/Redes sociais / Divulgação/Polícia Federal
Operação investiga desvio de verbas da saúde relacionado ao prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos)  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais / Divulgação/Polícia Federal
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 11/04/2025, às 18h18



A Polícia Federal apreendeu quase R$ 1,5 milhão em dinheiro vivo, carros de luxo e armas na última quinta-feira (10) em operação que investiga desvio de verbas da saúde relacionado ao prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).

Foram apreendidos o valor milionário em espécie, diversas armas, além de dois veículos: um Porsche 911 Carrera e uma BMW. O dinheiro foi localizado no porta-malas de um veículo em um dos endereços relacionados ao bispo Josivaldo Batista e à pastora Simone Souza, cunhada do prefeito.

O casal é ligado à Igreja Templo da Glória e Renovo, que possui unidades no Brás e em Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Além disso, Josivaldo já manteve vínculos com a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Inicialmente, a PF havia informado a apreensão de R$ 863.854, mas a contagem seguiu durante toda esta sexta-feira (11) em razão do grande volume de cédulas de baixo valor.

Uma parte das notas estava guardada em uma caixa de papelão no porta-malas de um carro; a outra, em um cofre. Os bens estavam na casa e na igreja do casal, que também apresenta um programa de TV local e movimentava recursos de origem suspeita, segundo a quebra de sigilo bancário da Polícia Federal.

Conexões com o prefeito

Simone é irmã de Sirlange Maganhato, esposa de Rodrigo Manga. O prefeito admitiu o parentesco, mas negou qualquer responsabilidade.

Segundo a PF, os religiosos fazem parte do núcleo financeiro do esquema investigado. Há indícios de que o grupo movimentava recursos do desvio por meio de contas bancárias de terceiros e pagamento de boletos.

Quem é Rodrigo Manga?

Com vídeos curtos, caretas e uma linguagem que mistura humor e indignação, Rodrigo Manga (Republicanos), o “prefeito tiktoker” de Sorocaba, virou praticamente um “meme” nas redes sociais — e, agora, também no cenário político nacional.

Rodrigo Manga, o prefeito de Sorocaba (SP)
Rodrigo Manga, o prefeito de Sorocaba (SP) (Foto: Reprodução/Redes sociais)

No comando da prefeitura desde 2020, ele viu sua popularidade explodir em 2024, quando entrou na onda das redes sociais como parte de sua estratégia para garantir a reeleição.

Com o futuro de Marçal indefinido dentro do PRTB e a possibilidade de migração para o União Brasil, o nome de Manga começou a ganhar força dentro do partido como uma possível aposta para disputar o governo de São Paulo em 2026.

Caso permaneça no Republicanos, sua candidatura dependerá dos planos de Tarcísio de Freitas, atual governador.

A aposta na internet trouxe retorno imediato: em menos de um ano, o prefeito saltou de 429 mil seguidores no Instagram para mais de 2,2 milhões, ou seja, quase o triplo da população de Sorocaba, estimada em 757 mil habitantes pelo IBGE.

Além disso, as buscas pelo termo “prefeito de Sorocaba” praticamente dobraram, segundo o Google Trends.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp