Política

Passageiros desmaiam em trens superlotados na Linha 12-Safira da CPTM; veja motivo do transtorno

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
De acordo com a CPTM, a ocorrência foi registrada por volta das 4h30 no trecho entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, na zona leste de SP  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 22/04/2025, às 12h40



Pelo menos 19 pessoas precisaram ser socorridas após passarem mal dentro de trens lotados na Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) durante a manhã desta terça-feira (22).

Os problemas foram causados em meio a uma operação com lentidão e longas paradas motivadas por furto de cabos.

Os atendimentos se concentraram na estação Tatuapé, ponto de integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô. Muitos dos passageiros desmaiaram ou sentiram mal-estar devido ao calor intenso dentro dos vagões dado pela superlotação.

De acordo com a CPTM, a ocorrência foi registrada por volta das 4h30 no trecho entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, na zona leste da capital.

Com o furto, os trens precisaram circular em velocidade reduzida e as paradas nas estações foram mais demoradas para permitir o trabalho das equipes de manutenção.

“A Linha 12-Safira entrou em processo de normalização às 6h45 desta terça-feira (22). Por volta das 4h30, foi identificada uma falha de sinalização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart devido a um furto de cabos. Para atuação da equipe de manutenção, os trens circularam com restrição de velocidade no trecho e maior tempo de parada nas plataformas”, disse a empresa em nota oficial.

Mesmo com temperaturas mais amenas nesta manhã, o ar-condicionado dos trens não conseguiu aliviar o desconforto causado pela superlotação nos vagões.

Passageiros que apresentaram sintomas de mal-estar após o trajeto foram acolhidos em uma sala de apoio montada dentro da estação Tatuapé. Pelo menos dez dessas pessoas recusaram transferência para o hospital, mesmo com os cuidados já dados.

Apesar de a CPTM dizer que a situação começou a se estabilizar por volta das 6h45, o trecho entre São Miguel Paulista e Tatuapé continuou enfrentando atrasos significativos — a viagem, que normalmente dura aproximadamente 20 minutos, tem levado até 50.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp