Política

Governo de SP anuncia leilão das linhas da CPTM; entenda o que deve mudar

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Treinamentos serão feitos para garantir uma transferência eficiente da gestão da CPTM para a nova administração  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 21/03/2025, às 16h29



Na próxima sexta-feira (28), o Estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), promoverá o leilão do Lote Alto Tietê, que envolve a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

O evento será realizado na B3, na capital paulista, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, com foco na modernização do sistema ferroviário e na ampliação dos serviços oferecidos aos passageiros.

O projeto inclui aprimoramentos operacionais, estruturais e tecnológicos, garantindo a requalificação das três linhas e a expansão da malha ferroviária.

Entre as melhorias previstas, estão a construção de oito novas estações, a reforma de outras 24 já existentes e a substituição de todas as passagens em nível por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, proporcionando mais segurança aos usuários e melhorando o fluxo do trânsito por toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Estação da CPTM
Estudos para melhorias nas linhas também estão sendo realizados (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

As melhorias previstas incluem investimentos na rede aérea, nos trilhos e também na sinalização, além da instalação de novos equipamentos e tecnologias.

A expectativa é que, até 2040, as três linhas juntas atendam, em média, 1,3 milhão de passageiros por dia útil. Com a concessão, os intervalos entre os trens serão reduzidos, tornando a operação mais ágil e eficiente em todas as linhas.

Linha 11-Coral

Os intervalos entre os trens serão reduzidos para 3 minutos no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza.

A linha será ampliada em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza e o serviço será estendido até a Barra Funda. O projeto também prevê a construção de quatro novas estações, a reforma de 14 já existentes e a reconstrução de outras três.

Além das novidades na linha, todas as passagens em nível serão eliminadas e substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Linha 12-Safira

O tempo de espera entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, enquanto no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano o intervalo passará de 10 para 6,5 minutos.

A linha será ampliada em 2,7 km até Suzano e estreará duas novas estações. Também haverá conexões com a Linha 13-Jade e a Linha 2-Verde do Metrô.

Uma estação será completamente reconstruída e outras 12 passarão por reformas para melhorar a infraestrutura.

Linha 13-Jade

O intervalo entre os trens será reduzido para 10 minutos e a linha será estendida até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. Seis novas estações serão construídas, enquanto outras três passarão por reformas.

O Expresso Aeroporto terá partidas a cada 30 minutos nos períodos de menor movimento e a cada uma hora nos horários de pico. Além disso, uma nova parada será adicionada na estação Gabriela Mistral, facilitando a conexão com a Linha 2-Verde e a Linha 12-Safira.

Aprimoramento das linhas

As novidades introduzem uma série de melhorias e ajustes regulatórios, incluindo um plano de investimentos iniciais e um período de transição operacional de 24 meses.

Durante essa fase, a concessionária realizará treinamentos e operará de forma assistida, garantindo uma transferência eficiente da gestão da CPTM para a nova administração e trazendo ainda mais segurança e qualidade do serviço.

Classificação Indicativa: Livre

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