Entretenimento

Descubra como chegar ao único lugar em São Paulo com vista para o mar

Um passeio de ecoturismo diferente a apenas 70 km do centro de SP  |  Foto: Divulgação/Parque Estadual da Serra do Mar

Publicado em 26/04/2025, às 09h00   Foto: Divulgação/Parque Estadual da Serra do Mar   Isabela Fernandes

Localizado no extremo sul de São Paulo, o distrito de Marsilac é o único da cidade que oferece uma vista direta para o oceano. Lá é onde se encontra o Parque Estadual da Serra do Mar, que tem um mirante com vista para o litoral paulista, acessado pela Trilha do Mirante Curucutu.

É uma caminhada moderada de 1,6 km que leva os visitantes até o topo da serra, no ponto turístico, onde é possível observar o mar das cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, em dias de céu claro. Esse é o único ponto da capital de São Paulo que está ao nível do mar e garante uma vista privilegiada. 

A trilha, que pode ser percorrida em cerca de três horas, é ideal para quem curte ecoturismo e deseja explorar um dos locais mais altos de São Paulo.

O Parque Estadual da Serra do Mar, além de ser o maior de São Paulo, com mais de 332 mil hectares, reúne uma enorme biodiversidade. Dentro do parque, há mais de 270 espécies de mamíferos e um quinto das aves de todo o Brasil. Algumas dessas espécies estão em risco de extinção, tornando o parque ainda mais relevante para a conservação da fauna brasileira.

Como visitar o Parque Estadual da Serra do Mar

A visitação ao parque e ao mirante Curucutu é gratuita, mas para garantir a entrada, é necessário agendar a visita pelo site oficial do parque. 

O acesso ao Núcleo Curucutu é feito pela Estrada da Bela Vista, em Marsilac, a aproximadamente 70 km da Praça da Sé. O local oferece estacionamento gratuito e está aberto para visitação de quarta a domingo, das 8h às 16h.

Quer fazer trilha? Confira as dicas do que levar

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo parque trilha

Leia também


Cuidado: São Paulo abriga cobra azul com um dos venenos mais letais do mundo


Estação de trem histórica de SP será reconstruída e adaptada para o metrô; saiba qual


Veja 5 bibliotecas públicas para conhecer em São Paulo