Negócios

Estação de trem histórica de SP será reconstruída e adaptada para o metrô; saiba qual

Foto: Reprodução/Redes sociais
O investimento será de R$ 479,5 milhões, segundo dados do Metrô de São Paulo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 07/04/2025, às 14h48



A estação Ipiranga, na zona sul de São Paulo, terá parte de sua estrutura demolida para se tornar uma das integrantes da Linha 15-Prata do Metrô. Inaugurada em 1886 junto com o projeto do Museu do Ipiranga, a estrutura atual passará por obras para viabilizar a conexão com o monotrilho.

Atualmente operando exclusivamente na Linha 10-Turquesa da CPTM, a estação se tornará um ponto de conexão entre os trilhos. Para isso, será preciso reconstruir suas bases, o que inclui perfurações no solo para instalar novas vigas de apoio.

O projeto de integração inclui a construção de um novo acesso pela Avenida Presidente Wilson. A modernização também prevê a instalação de seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas automáticas nas plataformas e paraciclos para o estacionamento de bicicletas.

Atualmente, a Linha 15-Prata vai da Vila Prudente até o Jardim Colonial, possuindo 14,6 km de extensão. Com essa expansão, o trajeto será ampliado para 19,1 km e passará a se conectar às estações Ipiranga e Jacu Pêssego.

Somente nesta estação, que vai receber 28 mil passageiros por dia, o investimento será de R$ 479,5 milhões, segundo dados do Metrô de São Paulo. A construção está prevista para ser finalizada em 2027.

Estação Ipiranga

Construída e inaugurada no século 19, a estação Ipiranga teve um papel importante no apoio às obras do Museu do Ipiranga, servindo como um ponto de encontro para o recebimento dos materiais utilizados.

Uma das primeiras estações ferroviárias da capital, Ipiranga foi palco de diferentes fases do transporte público: abrigou bondes movidos a vapor e tração animal e, mais tarde, as primeiras linhas dos bondes elétricos que acompanharam o avanço da industrialização paulistana.

A modernização da estação Ipiranga é uma promessa antiga; ela chegou a ser anunciada em 2005 no governo de José Serra (PSDB) com financiamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas a extensão do Metrô acabou não saindo do papel.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp