Esportes
Publicado em 22/03/2025, às 09h00 Foto: Marcello Zambrana/AGIF Marcela Guimarães
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última quarta-feira (19) as datas de início e fim do Brasileirão 2025.
Segundo a divulgação, o campeonato nacional deve começar no dia 29 de março e terminar em 21 de dezembro.
A competição geralmente se inicia por volta de abril; portanto, a edição de 2025 começará mais cedo devido à pausa durante o Mundial de Clubes da FIFA, que está programado para acontecer de 15 de junho até 13 de julho nos Estados Unidos.
Após reunião com a Federação Paulista de Futebol (FPF), as diretorias do Corinthians e do Palmeiras solicitaram uma alteração para que a final do Paulistão fosse do dia 26 de março (quarta-feira) para o dia 27 (quinta).
Após o pedido ser aceito pela FPF, a organização solicitou a mudança da estreia das duas equipes pelo Brasileirão à CBF para que as duas partidas fossem do sábado (29) para o domingo (30).
A estreia do São Paulo também sofreu uma alteração devido ao Tricolor e o Palmeiras serem os mandantes de seus jogos; existe uma proibição de dois jogos dos quatros grandes acontecerem no mesmo dia quando disputados na capital paulista.
Já o Santos, rebaixado em 2023, retorna à Série A com a mesma data marcada inicialmente.
Além dos quatro grandes, outros dois clubes paulistas também participarão do campeonato: Mirassol e Red Bull Bragantino.
Confira quando serão as partidas dos seis pela primeira rodada do Brasileirão:
29 de fevereiro (sábado), 18h30 – Estádio MorumBIS
Transmissão ao vivo no SporTV e Premiere
29 de fevereiro (sábado), 18h30 – Mineirão (MG)
Transmissão ao vivo no Prime Vídeo
30 de março (domingo), 16h30 – Allianz Parque
Transmissão ao vivo na TV Globo e Premiere
30 de março (domingo), 18h30 – Estádio São Januário (RJ)
Transmissão ao vivo no Premiere
30 de março (domingo), 20h – Arena Fonte Nova (BA)
Transmissão ao vivo no Premiere
31 de março (segunda-feira), 20h – Estádio Nabi Abi Chedid
Transmissão ao vivo no Premiere
Com a mudança, o Brasileirão precisará de um planejamento redobrado para ajustar as rodadas antes e depois da pausa, garantindo que a competição termine dentro da previsão sem prejudicar o desempenho dos times no torneio internacional.
Já no novo formato do Mundial de Clubes, que contará com 32 equipes, o Brasil terá quatro vagas asseguradas, sendo elas destinadas ao Palmeiras, Flamengo e Fluminense devido aos títulos da Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
O campeão do Brasileirão 2024, Botafogo, que também foi o grande vencedor do torneio continental, também participará junto com os outros três. Caso algum clube brasileiro vença a Libertadores novamente em 2025, o país poderá ganhar mais um time classificado no campeonato.
Corinthians adota novas medidas para impedir cambistas; entenda como funciona
Brasileirão 2025: veja novas datas de estreia dos clubes paulistas após mudança da CBF