Negócios
Publicado em 21/03/2025, às 12h51 Foto: Divulgação/Governo do Brasil Marcela Guimarães
O processo de emplacamento de veículos para carros e motos zero quilômetro e automóveis que já precisavam trocar de placa começará a ser solicitado ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) a partir do dia 1º de julho.
De acordo com o sistema, essa mudança garante um controle e acompanhamento mais abrangente das etapas do emplacamento para transparecer mais segurança e eficiência no serviço.
O processo de instalação anterior contava com autorização previamente encomendada pelo proprietário do veículo de forma direta a uma empresa de estampagem credenciada.
Usado ou seminovo, um automóvel precisa de uma nova placa quando já tem uma antiga e o proprietário está de mudança para outra cidade ou estado.
Também é necessário realizar a troca quando a placa já se encontra em mau estado de conservação e/ou com a leitura prejudicada.
Além disso, por lei, conduzir veículo com placas em mau estado de conservação é considerada infração de trânsito gravíssima, passível de multa de R$ 295,23 e penalização de sete pontos na CNH, além da apreensão do automóvel.
São Paulo tem menor número de roubos em 12 anos, mas furtos sobem, diz SSP
Carro preso em enchente? Defesa Civil ensina o que fazer