Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 03/04/2025, às 15h22
São Paulo amanheceu com chuva nesta quinta-feira (3), marcando o início da mudança no clima prevista para os próximos dias. A instabilidade faz parte de uma frente fria que deve avançar pelo estado até sábado.
A expectativa é de que pancadas mais intensas comecem no fim da tarde, deixando o estado em alerta até o final de semana. Diante da previsão, a Defesa Civil informou que acionou um gabinete de crise para “garantir pronta resposta a possíveis estragos”.
O litoral paulista será a região mais afetada pelas chuvas nos próximos dias. Em Ubatuba, o acumulado pode chegar a 350 milímetros, diz a previsão da Climatempo.
De acordo com o órgão, na capital paulista, a chuva prevista para hoje e amanhã (4) pode atingir 90 milímetros, superando a média histórica de abril de 87 milímetros.
Outras regiões também devem sentir os impactos das precipitações, como o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana, o Vale do Ribeira e as áreas de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em locais vulneráveis.
A chegada da frente fria nos próximos dias pode fazer com que São Paulo bata o recorde de temperatura mais baixa em 2025. As chuvas destacam o fim do verão, assim como a queda de temperatura do outono.
Também de acordo com a Climatempo, as mínimas no sábado devem girar em torno de 15ºC. Até o momento, o recorde de frio de 2024 foi de 16,2ºC, temperatura registrada em 11 de janeiro.
Previsão para SP para abril 2025
— CLIMATEMPO (@climatempo) April 1, 2025
A primeira frente fria de abril que terá impacto notável em São Paulo passa pelo estado na sexta-feira, 4 de abril. A influência do ar polar será sentida no primeiro fim de semana do mês.https://t.co/sCGM6VQQV4 pic.twitter.com/25xRIAQybk
Classificação Indicativa: Livre