Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 01/04/2025, às 11h00
As condições climáticas devem permanecer instáveis até o próximo domingo (6). Diante da possibilidade de novos temporais, a Defesa Civil decidiu estender a Operação Chuvas até o dia 15 de abril.
A previsão para esta terça-feira (1º) traz ainda mais chuvas pela Grande São Paulo, especialmente à tarde e no início da noite, assim como ocorreu na última segunda (31); no dia, um alerta foi emitido por volta das 15h40 na região do ABC Paulista. Mais de 44 mil residências ficaram sem energia elétrica em decorrência dos temporais.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o tempo deve permanecer estável pela Região Metropolitana nesta terça-feira com máxima de 29ºC.
Por outro lado, as chuvas retornam à tarde, com possibilidade de episódios de intensidade moderada a forte e risco de alagamentos.
Para quarta-feira (2), as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma mínima de 19ºC e máxima de 30ºC na cidade de São Paulo. O dia terá sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
A Defesa Civil continuará com a Operação Chuvas, realizando um monitoramento meteorológico contínuo, enviando alertas à população e realizando vistorias de campo. Além disso, ações de contingência seguem em andamento, como a instalação de abrigos emergenciais para famílias que precisem neste clima.
Coordenador Estadual da Defesa Civil, o coronel Henguel Pereira explicou que a prorrogação da operação, inicialmente programada para encerrar na última segunda-feira (31), levou em conta o cenário de chuvas intensas previstas para esta semana.
“Vamos seguir mobilizados por mais 15 dias. É importante todo o time de prontidão para o atendimento rápido e eficiente das ocorrências”, informou.
De acordo com a última atualização da Defesa Civil, a Operação Chuvas já registrou 23 óbitos devido às chuvas em todo o estado de São Paulo. Desde dezembro, as tempestades afetaram 173 municípios com 62 feridos. Uma pessoa ainda está desaparecida.
Classificação Indicativa: Livre