Polícia
Publicado em 21/03/2025, às 17h38 Foto: Renato Lobo/Via Trolebus Isabela Fernandes
A Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo teve sérios problemas nesta sexta-feira (21), após um furto de cabo de energia que afetou o sistema de sinalização da estação Giovanni Gronchi, na Zona Sul da cidade. A falha no sistema gerou caos durante a manhã, deixando os passageiros enfrentando superlotação e longas filas.
O incidente começou por volta das 6h08 e, devido ao furto, a circulação dos trens ficou comprometida, com os passageiros tendo dificuldades para embarcar nas estações.
As plataformas ficaram lotadas, enquanto os trens circulavam cheios de pessoas, tanto no sentido Capão Redondo quanto no sentido Santo Amaro. A situação se agravou pela falta de um atendimento imediato.
A concessionária ViaMobilidade só acionou o sistema de ônibus Paese às 7h52, quase duas horas depois do início dos problemas.
O sistema de ônibus foi colocado em operação entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro, para tentar amenizar a situação dos passageiros. Mesmo com as medidas de apoio, os trens ainda circulavam com velocidade reduzida entre as estações afetadas, gerando mais superlotação.
A ViaMobilidade tentou controlar o fluxo de pessoas com algumas medidas, como o envio de trens vazios para as estações mais afetadas e avisos sonoros dentro dos vagões.
Por volta das 14h, a operação já estava normalizada. No entanto, a empresa lamentou o impacto causado pelo furto e informou que um boletim de ocorrência foi registrado para apurar a situação.
Esta é a segunda ocorrência de furto de cabo de energia neste ano que afeta a Linha 5-Lilás. No ano passado, também foram registrados dois furtos de cabo de energia na mesma linha.
Governo de SP anuncia leilão das linhas da CPTM; entenda o que deve mudar
Justiça suspende pagamento milionário pela Latam à Voepass; entenda