Polícia
Publicado em 31/03/2025, às 11h03 Foto: Tânia Rego/Agência Brasil Marcela Guimarães
O Governo Federal começará a enviar notificações para celulares que foram roubados ou furtados e depois ativados com um novo número. Essa iniciativa faz parte da nova fase do programa Celular Seguro, criado para combater esse tipo de crime no país.
As mensagens serão enviadas via WhatsApp e a nova função estará em operação até a próxima sexta-feira (4).
O usuário será informado via mensagem de que deve entregar o celular na delegacia da Polícia Civil mais próxima e fornecer informações sobre o aparelho. Caso não devolva o dispositivo, a pessoa poderá ser investigada por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
O Celular Seguro disponibiliza duas principais funcionalidades: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação.
Com o Bloqueio Total, o celular fica completamente inutilizado. A linha telefônica é desativada, as contas associadas a instituições parceiras são bloqueadas e o IMEI (número de identificação único do aparelho) é suspenso, impedindo qualquer uso do dispositivo.
Já o Modo Recuperação restringe o acesso à linha telefônica e às contas vinculadas, mas mantém o IMEI ativo. Dessa forma, se um novo chip for inserido, o aparelho volta a se conectar à rede, facilitando a busca pela localização e recuperação.
Números de roubos e furtos de veículos em São Paulo surpreendem; veja os dados
A Avenida Paulista é segura? Veja número de roubos no coração de SP