Negócios

Imposto de Renda 2025: veja quando declaração estará disponível para celular

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Receita Federal projeta o recebimento de 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025  |   BNews SP - Divulgação Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 19/03/2025, às 13h30



Para realizar a declaração do Imposto de Renda 2025, o contribuinte que usar celular, tablets ou o próprio site da Receita Federal terá que aguardar até o dia 1º de abril para conseguir realizar a entrega anual.

As autorizações para o preenchimento online das declarações serão feitas assim que os modelos pré-preenchidos estiverem totalmente disponíveis.

O atraso acontece por conta da falta de informações sobre dados bancários, imóveis adquiridos e doações realizadas.

A declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser acessada somente através do programa desenvolvido para computadores, ou seja, o início do prazo de entrega restringe o preenchimento exclusivamente aos contribuintes que fizeram o download do software disponibilizado pela Receita Federal para os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux.

Imposto de Renda 2024
Plataforma feita para declarar o IRPF em 2024 (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Declaração pré-preenchida

Ao contrário dos anos anteriores, quando o serviço era liberado no primeiro dia do ajuste de contas com o Fisco, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 só estará completamente disponível em 1º de abril.

O período para a entrega da declaração do IRPF vai de 17 de março a 30 de maio. Até 2024, todos os dados da declaração pré-preenchida já estavam disponíveis no primeiro dia do prazo.

Em 2025, houve um atraso técnico no carregamento das informações no sistema da Receita Federal que impediu a liberação imediata, diz José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda.

A greve dos auditores-fiscais, que já vem acontecendo há mais de 100 dias (desde o final de novembro), também contribuiu para esse adiamento. Assim, as informações serão inseridas de forma gradual no sistema até 1º de abril.

No último ano, 26 milhões de contribuintes escolheram a opção da declaração pré-preenchida. A expectativa para este ano é que esse número aumente.

No total, a Receita Federal projeta o recebimento de 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025, incluindo as que não serão feitas pela opção citada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp