Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 17/04/2025, às 18h03
O Governo do Estado de São Paulo oficializou nesta quinta-feira (17) a troca no Comando Geral da Polícia Militar (PM). O então comandante-geral, coronel Cássio Araújo de Freitas, deixa o posto e segue para a reserva. Ele ocupava o cargo desde janeiro de 2023.
Quem assume o posto é o coronel José Augusto Coutinho, que atuava como subcomandante da corporação e agora assume o cargo máximo. A informação foi dada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.
A saída de Cássio já era esperada, já que ele completou cinco anos no cargo de coronel em fevereiro — prazo previsto pelas normas internas para permanência na ativa, ainda que com possíveis exceções no comando.
Com a nomeação de Coutinho, o coronel Erick Gomes Bento, que exercia a função de Chefe do Gabinete do Comando Geral, foi designado como novo subcomandante da PM.
“O coronel Cássio cumpriu seu papel com maestria. Um profissional extremamente capacitado e operacional, que esteve conosco na linha de frente do combate ao crime organizado e apresentou os melhores índices de produtividade da história da instituição”, pontuou Guilherme Derrite, Secretário da Segurança Pública de São Paulo.
Nomeado como novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, o coronel José Augusto Coutinho traz uma longa trajetória dentro da instituição; desde o início de 2024, ele já ocupava o cargo de subcomandante, função que antecedeu sua atual nomeação.
Ao longo de sua carreira, Coutinho liderou importantes unidades da PM, como o Comando de Policiamento de Choque, o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), o 4º Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais e também chefiou o Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque, além de demais funções.
Sua jornada na instituição começou em janeiro de 1992. Além da carreira militar, o coronel é bacharel em Educação Física e possui doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, título obtido pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da própria Polícia Militar.
Classificação Indicativa: Livre