Polícia

Governo de SP anuncia novo comandante da Polícia Militar; veja quem assume o posto

Foto: SSP
O então comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, segue para a reserva; ele ocupava o cargo desde janeiro de 2023  |   BNews SP - Divulgação Foto: SSP
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 17/04/2025, às 18h03



O Governo do Estado de São Paulo oficializou nesta quinta-feira (17) a troca no Comando Geral da Polícia Militar (PM). O então comandante-geral, coronel Cássio Araújo de Freitas, deixa o posto e segue para a reserva. Ele ocupava o cargo desde janeiro de 2023.

Quem assume o posto é o coronel José Augusto Coutinho, que atuava como subcomandante da corporação e agora assume o cargo máximo. A informação foi dada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.

A saída de Cássio já era esperada, já que ele completou cinco anos no cargo de coronel em fevereiro — prazo previsto pelas normas internas para permanência na ativa, ainda que com possíveis exceções no comando.

Com a nomeação de Coutinho, o coronel Erick Gomes Bento, que exercia a função de Chefe do Gabinete do Comando Geral, foi designado como novo subcomandante da PM.

“O coronel Cássio cumpriu seu papel com maestria. Um profissional extremamente capacitado e operacional, que esteve conosco na linha de frente do combate ao crime organizado e apresentou os melhores índices de produtividade da história da instituição”, pontuou Guilherme Derrite, Secretário da Segurança Pública de São Paulo.

Novo comandante

Coronel José Augusto Coutinho
Coronel José Augusto Coutinho, novo comandante-geral da instituição (Foto: SSP)

Nomeado como novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, o coronel José Augusto Coutinho traz uma longa trajetória dentro da instituição; desde o início de 2024, ele já ocupava o cargo de subcomandante, função que antecedeu sua atual nomeação.

Ao longo de sua carreira, Coutinho liderou importantes unidades da PM, como o Comando de Policiamento de Choque, o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), o 4º Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais e também chefiou o Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque, além de demais funções.

Sua jornada na instituição começou em janeiro de 1992. Além da carreira militar, o coronel é bacharel em Educação Física e possui doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, título obtido pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da própria Polícia Militar.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp