Polícia
por Isabela Fernandes
Publicado em 02/04/2025, às 12h15
A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana, conseguiu desarticular um esquema de tráfico de cocaína em Hortolândia, no interior do estado. A ação, batizada de operação Boa Vista, resultou na apreensão de quase 70 quilos de cocaína e na prisão de um motorista de 29 anos.
O suspeito foi detido em flagrante na terça-feira (1º), após ser encontrado drogas no veículo que dirigia. A carga de entorpecente, estimada em cerca de R$ 1,5 milhão, causou um grande prejuízo ao crime organizado.
A operação recebeu o nome de Boa Vista em alusão ao bairro onde as investigações foram concentradas.
Os policiais haviam recebido informações sobre a movimentação de drogas na região e passaram a monitorar o bairro. Durante o trabalho de vigilância disfarçada, os agentes conseguiram identificar dois veículos mencionados nas denúncias.
Na abordagem, os motoristas dos veículos tentaram fugir da polícia. Um dos carros caiu em uma vala de contenção de águas pluviais, onde o motorista foi preso. O outro suspeito abandonou o veículo e conseguiu escapar a pé.
Após a prisão, os policiais realizaram a vistoria no automóvel e encontraram 63 tijolos de cocaína, distribuídos em seis caixas.
O homem detido foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde segue à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas e associação criminosa na Dise de Americana. Além dos entorpecentes, os dois veículos usados no transporte das drogas também foram apreendidos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o interior de São Paulo no mês de fevereiro registrou a maior apreensão de entorpecentes desde 2001, com 18,1 toneladas de drogas apreendidas. Esse número representou um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que a maior parte das apreensões foi de maconha.
Classificação Indicativa: Livre