Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 10/04/2025, às 18h09
A forte chuva que atingiu São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (10) causou alagamentos em ruas e avenidas da capital e da região metropolitana. Carros ficaram ilhados e houve registros de queda de granizo em alguns pontos.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, o temporal teve início por volta das 12h30 e deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos até 14h10.
Um boletim da Enel informou que, por volta das 12h40, cerca de 104.613 imóveis ficaram sem energia no total. A zona sul foi uma das regiões mais afetadas, especialmente em bairros mais distantes, como Grajaú e Parelheiros.
Entre 11h44 e 13h29, o Corpo de Bombeiros recebeu 12 chamados relacionados a quedas de árvores e dois por conta de enchentes.
A Linha 12-Safira da CPTM enfrentou falhas na circulação de trens por um problema na rede aérea de energia entre as estações Itaim Paulista e Comendador Ermelino (sentido Brás).
“As equipes de manutenção foram acionadas para restabelecer a circulação. A CPTM pede desculpas pelo transtorno causado aos passageiros”, disse a companhia em nota.
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade vindas do interior do estado atuam de forma isolada e intensa na capital. “Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuvas fortes com potencial para queda de granizo na subprefeitura de Parelheiros, na zona sul. Essas instabilidades se deslocam para o ABC Paulista em rápida velocidade”, informou o órgão.
Por causa do temporal, um avião precisou arremeter durante a aproximação da pista de pouso do Aeroporto de Congonhas. Segundo a Aena, concessionária responsável pela administração do terminal, a operação segue normal, com o aeroporto aberto para pousos e decolagens.
A operadora informou que houve o cancelamento de 15 decolagens e oito pousos ao longo do dia, além do direcionamento de 19 voos para outros aeroportos.
Atenção!
— Defesa Civil do Estado de São Paulo (@defesacivilsp) April 10, 2025
Cidade de São Paulo em atenção para pontos de alagamento pic.twitter.com/yT9xQ03mJt
Classificação Indicativa: Livre