Política

Rumo à COP30, Governo de SP debate clima e firma parceria com agência japonesa

Foto: Reprodução/Arquivo Bnews São Paulo
Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (25) na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), em Pinheiros  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Arquivo Bnews São Paulo
Fernanda Decaris

por Fernanda Decaris

[email protected]

Publicado em 25/04/2025, às 18h13



O Governo de São Paulo e a Agência de Cooperação Japonesa (Jica) debateram nesta sexta-feira (25) os desafios nas agendas da biodiversidade e do clima. O evento "Sensibilização e Ação: São Paulo e JICA" aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), em Pinheiros.

A cerimônia foi considerada o "esquenta" para a COP30 da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas. Autoridades japonesas e brasileiras, secretários e representantes de organizações relacionadas com o tema, marcaram presença e palestraram sobre formas de combate e preparação da cidade para mudanças climáticas, além de agendas de gestão ambiental, infraestrutura e clima. 

Akihiro Miyazaki, representante chefe do Jica
Akihiro Miyazaki, representante chefe do Jica

Palestrantes também apresentaram os desafios nas agendas da biodiversidade e clima como tópico de cooperação, além de risco climático e medidas de adaptação, seguidos de exemplos setoriais das instituições governamentais do Estado de São Paulo.

Akihiro Miyazaki, representante chefe do Jica
Akihiro Miyazaki, representante chefe do Jica

O painel “Estudo de Caso" teve como foco a Educação Ambiental, na sensibilização da sociedade e construção de capacidades. O encontro marcou o início do primeiro grupo de trabalho do acordo de cooperação assinado em 2023 entre o Governo de São Paulo e a JICA, com foco nas áreas de Gestão Ambiental e Infraestrutura.

Entre os principais nomes da cerimônia, compareceram o representante-chefe da JICA, Akihiro Miyazaki, além de representantes de secretarias estaduais, como a Casa Civil - por meio da Assessoria Internacional -, a própria Semil, incluindo a CETESB e a Fundação Florestal, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

 Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da fundação florestal
 Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da fundação florestal

Alberto Epifani, Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, também esteve presente no evento e compartilhou dados elaborados pelo PITU (Plano Integrado de Transportes Urbanos) e incluir o debate de mudanças climáticas no projeto. 

Alberto Epifani, Coordenador de Planejamento e gestão da Secretaria dos transportes metropolitanos
Alberto Epifani, Coordenador de Planejamento e gestão da Secretaria dos transportes metropolitanos

Sobre o Jica

O JICA (Japan International Cooperation Agency), ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, é uma organização do governo japonês responsável por promover a cooperação internacional com países em desenvolvimento. Seu principal objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável por meio de projetos de assistência técnica, empréstimos e doações.

O Jica atua nos principais setores de educação, saúde, meio ambiente, agricultura, infraestrutura e Gestão de desastres naturais.

O JICA também oferece programas de treinamento e intercâmbio, enviando especialistas japoneses para outros países e recebendo profissionais estrangeiros no Japão para capacitação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp