Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/04/2025, às 10h24
Em 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano da Igreja Católica. A escolha do nome “Francisco”, enfim, teve inspiração direta de um brasileiro: o cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo e conselheiro no conclave.
Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21). Ele estava em processo de recuperação após enfrentar uma pneumonia bilateral, que o manteve hospitalizado por quase 40 dias.
Durante os 12 anos que liderou a Igreja Católica, o papa marcou o período por um espírito acolhedor, com discursos focados em inclusão e simplicidade.
Logo após ser eleito, em março de 2013, papa Francisco se reuniu com cerca de 6 mil jornalistas no Vaticano. Ali, ele explicou pela primeira vez o motivo por trás da escolha do nome “Francisco” e destacou o papel essencial do cardeal Cláudio Hummes naquele momento.
“Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o papa”, contou.
“Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis”. Hummes faleceu em julho de 2022, aos 87 anos.
Também em 2013, o pontífice comentou sobre o simbolismo de São Francisco de Assis, conhecido por sua vida de simplicidade e devoção aos mais necessitados. “Eu queria uma Igreja pobre, e para os pobres”, declarou na época.
Durante o tempo em que levou o nome de papa Francisco, ele ainda criticou a ganância de quem estava no poder e pediu aos integrantes do clero para que adotassem uma vida com mais simplicidade e humildade.
“E vocês, bispos e sacerdotes, peço zelo apostólico, peço pobreza, nenhum luxo, pobreza com o povo pobre de vocês, que está sofrendo. Deem o exemplo de pobreza e humildade. Ajudem os fiéis e o povo a se erguerem e a serem protagonistas de um novo renascimento”, destacou em 2020.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre