Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 20/03/2025, às 09h45
O Trem Intercidades (TIC) será uma nova linha ferroviária que poderá ligar a cidade de São Paulo à Baixada Santista com um investimento estimado de até R$ 15 bilhões e tempo de viagem de até 1h30.
Informações são da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), que apresentou três possíveis trajetos.
O projeto de instalar trens que realizassem esse serviço pelas regiões teve início em fevereiro de 2024 e foi aprovado em maio do mesmo ano no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
Os estudos para o desenvolvimento do TIC estão sendo realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com previsão de conclusão até o segundo semestre de 2026.
Três opções de rotas foram propostas para ligar a capital paulista ao litoral, com distâncias variando entre 80 e 130 km.
Uma das opções analisadas é a utilização da ferrovia existente na Serra do Mar, operada pela concessionária MRS, que conecta o Porto de Santos a São Paulo usando um sistema de cremalheira; essa alternativa seria a mais curta, mas exigiria negociações com a empresa.
Outra possibilidade seria a rota via Mongaguá, que contorna a serra, com uma inclinação menor e maior potencial econômico para a região da Baixada Santista. Para o trajeto, são estudados traçados a partir da estação Pinheiros ou pela faixa de domínio da Imigrantes (SP-160).
O cronograma do projeto prevê consultas e audiências públicas no terceiro trimestre de 2026, com a publicação do edital no quarto trimestre do mesmo ano. O leilão tem previsão para ocorrer no segundo trimestre de 2027, com a assinatura do contrato no terceiro trimestre.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o Trem Intercidades beneficiaria até 1,8 milhão de pessoas e geraria aproximadamente 13 mil empregos, além de contribuir para a redução do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
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