Política
Estudantes do Colégio Equipe, em Higienópolis, se uniram para uma manifestação nesta quarta-feira (23) em frente ao Shopping Pátio Higienópolis. Os alunos protestaram contra a abordagem racista por seguranças do local no último dia 17 de abril.
Adolescentes negros, estudantes do Colégio Equipe, foram abordados pelos seguranças na praça de alimentação do shopping. De acordo com informações do g1, uma estudante branca foi questionada se um dos jovens negros a estariam incomodando ou pedindo dinheiro.
Os jovens se reuniram com bandeiras e cartazes contra o racismo por volta das 13h em frente ao Colégio Equipe, e caminharam até o shopping. Ainda segundo o g1, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, no Centro de São Paulo.
"Eu já sofri racismo dentro desse shopping quando eu era adolescente. Não podia ir ao banheiro sem ser acompanhada por algum segurança. Agora, meu filho passou pelo mesmo tipo de situação. Isso dói muito. Mas ele foi muito acolhido pela escola e pelos colegas. Dessa vez, ele não estava sozinho.," declarou Larissa da Cunha, mãe de uma das vítimas ao Uol.
Durante o trajeto, o grupo entoava palavras de ordem como "Racismo, não!". Diziam ainda que as vítimas do episódio "não estão sozinhas". Pais e professores usavam camisetas do coletivo Equipreta, do colégio.
"Exigimos mais do que um pedido de desculpa protocolar. Exigimos uma mudança concreta e urgente por parte da administração do shopping, com ações efetivas contra o racismo institucional (...). Para crianças e adolescentes negros, a vida os obriga a manter uma vigilância constante", disse um dos manifestantes (via Uol Notícias).
Ao chegar na entrada do shopping por volta das 13h40, seguranças do local se posicionaram em frente a entrada, impedindo a passagem. O grupo começou a cantar e entoar palavras de ordem, até que a entrada foi liberada.
De acordo com o Uol, o ato foi acompanhado pela PM até dentro do shopping, onde manifestantes se direcionaram para a área central. Algumas lojas do shopping Higienópolis teriam fechado as portas com a chegada do grupo.
Classificação Indicativa: Livre