Política
Publicado em 05/03/2025, às 12h00 Gabriella Franco
A Prefeitura de São Paulo está investindo cerca de R$ 808 milhões em 12,6 km de novas galerias pluviais e na canalização de 6 km de córregos. As obras acontecem em toda a cidade e visam reduzir os problemas causados pelas chuvas intensas das últimas semanas, como as enchentes.
De acordo com a administração, as obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e devem ser concluídas entre dezembro deste ano e o primeiro semestre de 2026.
Na zona sul, a SIURB está construindo mais de 6,2 km de novas galerias pluviais, abrangendo as ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e a avenida Maria Coelho Aguiar, no córrego São Luís; a Rua Hercília Gonçalves dos Santos e a Avenida Luiz Gushiken, no córrego Piraporinha; a Rua Afonso Mariano, entre as avenidas Jabaquara e Indianópolis, além da Avenida Almirante Delamare.
Os córregos Veleiros, Itupu e Abacateiro estão sendo canalizados em um trecho de 1.328 metros, atendendo aos distritos do Ipiranga, M'Boi Mirim, Capela do Socorro, Vila Mariana e Cidade Ademar.
Na zona leste, estão em andamento mais de 4,8 mil metros de canalização em seis cursos d'água principais: Itaquera, Itaquera-Mirim, Rodeio, Caguaçu e Germano. Além disso, estão sendo implantados outros 1,5 mil metros de novas galerias nas ruas Dr. Luís Aires, Getulina e Boaventura Dias. Essas obras beneficiam as regiões de Itaquera, Guaianases, São Miguel, São Mateus e Cidade Tiradentes.
Em Pinheiros, na zona oeste, a SIURB está trabalhando na recuperação e construção de novas galerias na Rua Guararapes, entre as avenidas Santo Amaro e Eng. Carlos Berrini. A Avenida dos Semaneiros também está recebendo obras de drenagem, totalizando mais de 2,7 mil metros de nova rede de drenagem.
No bairro do Limão, na zona norte, está em andamento a construção de mais de 1,2 mil metros de novas galerias, entre as avenidas Antônio Munhoz Bonilha, Nossa Senhora do Ó e as ruas Bartholomeu do Canto e João Librina. Na Rua Chico Pontes, estão sendo construídos 540 metros de galerias para captação de águas pluviais. Já na região Central, a Prefeitura está estabilizando 400 metros das margens do Rio Tamanduateí, junto à Avenida do Estado.
Para as comunidades locais, a melhoria da infraestrutura de drenagem e canalização dos córregos ajudará a reduzir alagamentos e enchentes, comuns em São Paulo durante a temporada de chuvas.
Classificação Indicativa: Livre