Política

São Paulo investe milhões em obras de infraestrutura contra as enchentes; veja detalhes

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Obras estão sendo realizadas em todas as regiões de São Paulo para diminuir enchentes  |   BNews SP - Divulgação Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Publicado em 05/03/2025, às 12h00   Gabriella Franco



A Prefeitura de São Paulo está investindo cerca de R$ 808 milhões em 12,6 km de novas galerias pluviais e na canalização de 6 km de córregos. As obras acontecem em toda a cidade e visam reduzir os problemas causados pelas chuvas intensas das últimas semanas, como as enchentes.

De acordo com a administração, as obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e devem ser concluídas entre dezembro deste ano e o primeiro semestre de 2026.

Intervenções em cada região da capital

Zona sul

Na zona sul, a SIURB está construindo mais de 6,2 km de novas galerias pluviais, abrangendo as ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e a avenida Maria Coelho Aguiar, no córrego São Luís; a Rua Hercília Gonçalves dos Santos e a Avenida Luiz Gushiken, no córrego Piraporinha; a Rua Afonso Mariano, entre as avenidas Jabaquara e Indianópolis, além da Avenida Almirante Delamare.

Os córregos Veleiros, Itupu e Abacateiro estão sendo canalizados em um trecho de 1.328 metros, atendendo aos distritos do Ipiranga, M'Boi Mirim, Capela do Socorro, Vila Mariana e Cidade Ademar.

Zona leste

Na zona leste, estão em andamento mais de 4,8 mil metros de canalização em seis cursos d'água principais: Itaquera, Itaquera-Mirim, Rodeio, Caguaçu e Germano. Além disso, estão sendo implantados outros 1,5 mil metros de novas galerias nas ruas Dr. Luís Aires, Getulina e Boaventura Dias. Essas obras beneficiam as regiões de Itaquera, Guaianases, São Miguel, São Mateus e Cidade Tiradentes.

Zona oeste

Em Pinheiros, na zona oeste, a SIURB está trabalhando na recuperação e construção de novas galerias na Rua Guararapes, entre as avenidas Santo Amaro e Eng. Carlos Berrini. A Avenida dos Semaneiros também está recebendo obras de drenagem, totalizando mais de 2,7 mil metros de nova rede de drenagem.

Zona norte

No bairro do Limão, na zona norte, está em andamento a construção de mais de 1,2 mil metros de novas galerias, entre as avenidas Antônio Munhoz Bonilha, Nossa Senhora do Ó e as ruas Bartholomeu do Canto e João Librina. Na Rua Chico Pontes, estão sendo construídos 540 metros de galerias para captação de águas pluviais. Já na região Central, a Prefeitura está estabilizando 400 metros das margens do Rio Tamanduateí, junto à Avenida do Estado.

Impactos das obras

Para as comunidades locais, a melhoria da infraestrutura de drenagem e canalização dos córregos ajudará a reduzir alagamentos e enchentes, comuns em São Paulo durante a temporada de chuvas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp