Entretenimento
Publicado em 28/04/2025, às 17h32 Foto: Divulgação Fernanda Decaris
Andy Warhol, artista plástico norte-americano, deve ganhar uma mega exposição em São Paulo a partir do dia 1 de maio. No início da década de 60, ele ficou conhecido por criar uma série de serigrafias, pinturas e design e se tornou destaque no movimento conhecido como "Pop Art".
Suas grandes obras poderão ser vistas pessoalmente no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB Faap) até o dia 30 de junho. A venda dos ingressos começa em 8 de abril, através do site (www.AWBR25.com.br)
São mais de 600 trabalhos trazidos do Museu "The Andy Warhol Museum" em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Será a maior mostra sobre o artista fora dos Estados Unidos. Entre pinturas, gravuras, esculturas e objetos, serão 234 obras, quatro obras comissionadas, 350 polaroids, 42 filmes e cinco programas de televisão.
“Viabilizar esta gigantesca retrospectiva é um marco para a arte e a cultura em nosso país. Warhol foi um visionário que aproximou a expressão artística do grande público. Estamos entusiasmados em proporcionar essa oportunidade única para os amantes dos museus e também para aqueles que terão o primeiro contato com o universo vibrante da Pop Art”, afirma Paulo Bonfá, co-fundador do Instituto Totex.
Para Roberto Souza Leão, também co-fundador do Totex, “o talento de um multiartista como Andy Warhol, pela primeira vez apresentado em todas as suas vertentes, vai reafirmar sua importância e influência em atividades tão distintas quanto publicidade, moda, design, música, cinema e TV”.
A curadoria da exposição “Andy Warhol: Pop Art!” ficou a cargo de Amber Morgan, diretora de coleções do The Andy Warhol Museum, e da curadora brasileira Priscyla Gomes, que destaca: “esta reunião de obras inéditas revela a pluralidade da atuação deste artista. Embora associado à Pop Art, Warhol ocupa um lugar singular na história da arte do século XX, já que sua produção nos ajudou a repensar o que poderia ser arte, como ela era produzida e a sua circulação”.
Imóveis no Butantã são desapropriados pelo Governo de SP; entenda o motivo
Quadrilhas invadem mansões de luxo em SP e roubam mais de R$ 2,5 milhões; veja detalhes do crime