Política
Publicado em 24/04/2025, às 15h06 Foto: Reprodução/Arquivo Bnews São Paulo Redação BNews São Paulo
O Complexo Esportivo do Pacaembu foi, neste sábado (26), o centro das atenções para quem pensa o futuro da capital paulista. Com auditórios cheios e discussões acaloradas, teve início a 8ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo, um evento que reúne representantes da sociedade civil, poder público e especialistas para pensar soluções urbanas mais justas e sustentáveis.
A programação foi aberta com um painel inaugural presidido por Elisabete França, atual Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho temáticos, que mergulharam em debates sobre habitação, mobilidade urbana, meio ambiente e mudanças climáticas e gestão democrática.
A organização do evento fica a cargo da Mesa Diretora, formada por nove participantes. Desses, três vêm do governo e seis representam diferentes setores da comunidade, como associações de moradores, empregados, empregadores, universidades e organizações não governamentais.
Cabe a essa mesa guiar as atividades, anunciar os resultados e decidir sobre dúvidas que surgirem durante o evento. Para garantir que tudo ocorra de forma justa, nenhum membro da sociedade civil que participa da mesa pode se candidatar como delegado.
Ao longo do sábado, os grupos assistiram a painéis com especialistas e iniciaram a construção de propostas com base em contribuições coletadas em 15 encontros regionais realizados nos últimos meses nos 96 distritos da cidade. Cada grupo poderá encaminhar até cinco propostas para a plenária final, que ocorre neste domingo (27).
A expectativa é que até 12 propostas prioritárias sejam selecionadas para integrar o relatório técnico que será enviado à 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, marcada para junho. O documento será uma síntese do que a cidade propõe para enfrentar seus principais desafios urbanos nos próximos anos.
Além dos debates técnicos, o ambiente no Pacaembu foi marcado pela diversidade e engajamento dos participantes. Com representantes de diferentes regiões da cidade e realidades socioeconômicas, a conferência deste sábado demonstrou a força da participação popular na construção de políticas públicas.
Grupos como Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), MTST LESTE 1, Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia (ULCM), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil são alguns dos que marcam presença no evento.
A 8ª edição da Conferência Municipal da Cidade de São Paulo prossegue neste domingo, com a realização da Plenária Final e a escolha dos delegados que levarão a voz de São Paulo para a fase estadual.
Governo de SP inicia retirada de famílias da Favela do Moinho; entenda o plano
Inscrições para a Conferência Municipal da Cidade já estão abertas; veja as datas
São Paulo ganha novos parques e espaços verdes; confira os destaques