Esportes

Quem é o bailarino de Jundiaí contratado por companhia de balé da Rússia

Foto: Reprodução/Redes sociais
Arthur Libertini, dançarino de 21 anos nascido em Jundiaí, foi aprovado na companhia da Ópera de Kazan, na Rússia e deve se mudar em maio  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais

Publicado em 15/04/2025, às 14h56   Fernanda Decaris



Arthur Libertini, dançarino de 21 anos nascido em Jundiaí, foi aprovado na companhia da Ópera de Kazan, na Rússia. O jovem foi contratado no mesmo dia de sua audição em sua primeira viagem internacional. 

"Era como uma audição silenciosa — o diretor estaria lá, me vendo ao vivo, me observando em aula. Quando ele disse: ‘pode dançar’, foi como se um portal tivesse se aberto. E eu dancei. Trabalhei intensamente. Vivi o que, por muito tempo, parecia apenas um sonho distante”, contou Arthur ao Metrópoles.

Na cidade, Arthur se apresentou em um espetáculo e avaliado pelo diretor da companhia. Agora, ele deve se mudar para o país no início de maio para começar a nova etapa da carreira. 

“Eu sempre tive um sonho muito claro: dançar na Rússia. Não por acaso, mas por amor ao balé clássico, às suas raízes, à tradição. Kazan era um nome que já brilhava nos meus olhos. Quando surgiu a oportunidade, eu agarrei."

Em Jundiaí, Arthur era membro da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, onde ingressou aos 13 anos. Na ocasião, o jovem quebrou o pé um mês e meio antes da audição, mas participou da seleção mesmo assim. Com o pé quebrado, ele foi aprovado na segunda série do curso técnico.

Ao longo dos sete anos de formação na Escola Bolshoi, o bailarino contou com o suporte da família, que permaneceu em Jundiaí por não conseguir se transferir para Joinville. Durante esse período em Santa Catarina, ele foi acolhido por uma mãe social, com quem viveu até 2023.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp