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Procon: saiba quais são as empresas com mais reclamações em SP

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Em 2024, foram registrados aproximadamente 900 mil atendimentos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 17/03/2025, às 10h43



Na última sexta-feira (14), foi divulgada a relação das empresas com o maior número de reclamações feitas na plataforma do Procon-SP durante o ano de 2024.

Ao todo, foram registradas cerca de 250 mil queixas em que foi necessário o apoio de um especialista para intermediar o atendimento, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.

Dessas reclamações, 255.536 (238.995 originadas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons Municipais envolvidos) não foram resolvidas no primeiro contato e deram origem a processos administrativos (reclamações fundamentadas), que compõem a base da lista anual e influenciam as taxas de insatisfação.

Em 2024, abaixo das expectativas, somente 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram finalizadas em comparação com 2023, que contou com 31,7% de soluções dos processos (220.167). Houve uma queda de 2,6 pontos percentuais.

O índice de resolução nos Procons municipais foi de 54,1% (16.541 reclamações em 71 Procons municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons municipais participantes) em 2023.

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A empresa Enel, de energia elétrica, aparece na lista duas vezes (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Empresas com mais reclamções nos últimos 5 anos do cadastro do Procon-SP

  • 2024 – Yeesco
  • 2023 – Hurb Technologies
  • 2022 – Faci.ly
  • 2021 – Enel (Eletropaulo)
  • 2020 – Enel (Eletropaulo)

Em 2024, as empresas com mais reclamações foram a Yeesco, loja online de roupas e acessórios (10.647 queixas), a Enel, distribuidora oficial de energia elétrica na capital e região metropolitana de SP (8.508) e a Hurb Technologies, plataforma de turismo (7.554).

Em relação às taxas de resolução, a Yeesco solucionou 29,6% das queixas, enquanto a Enel resolveu apenas 16,4% do total. Muito abaixo da média, a Hurb Technologies teve um índice de resolução de somente 0,3%.

As três empresas em questão foram multadas pelo Procon-SP em diferentes momentos devido ao descumprimento da legislação.

A divulgação das empresas com maior número de reclamações fundamentadas a cada ano é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor e serve como uma ferramenta valiosa para os consumidores ao fazerem suas escolhas de produtos e serviços.

Para os fornecedores, as informações divulgadas podem ser utilizadas de maneira estratégica com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente e até mesmo aperfeiçoar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos após as reclamações.

Classificação Indicativa: Livre

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