Polícia
por Isabela Fernandes
Publicado em 03/04/2025, às 08h26
Na última terça-feira (1), um homem, de 46 anos, foi baleado cinco vezes durante um assalto na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. Ele se fingiu de morto e conseguiu pedir ajuda depois que os criminosos foram embora.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima foi abordada por dois homens armados, por volta das 16h, na rua Homero Batista. Os criminosos estavam em um carro preto.
Depois de pegarem sua carteira e o celular, os homens o levaram para a rua Flor da Vila Formosa, onde atiraram cinco vezes contra ele.
A vítima se arrastou até um barranco e rolou até um campo de futebol, onde foi encontrado por guardas civis. A equipe de segurança acionou o Corpo de Bombeiros, que o levou ao Hospital Santa Marcelina de Itaquera.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio na delegacia local, e a investigação está em andamento. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi preso. O estado da vítima que se fingiu de morta não foi divulgado.
No mesmo dia, na zona oeste de São Paulo, Jefferson Dias, de 43 anos, foi baleado três vezes após atropelar um ladrão que o abordou depois de roubar uma mulher.
O arquiteto estava dirigindo pela Rua Lemes Monteiro com um amigo quando viu um homem em cima de uma moto roubar uma mulher. O bandido seguiu o carro de Jefferson e o fechou na Rua Desembargador Armando Fairbanks para anunciar o assalto. Então, Jefferson se assustou e o atropelou.
O criminoso caiu no chão, mas se levantou e foi em direção a Jefferson, disparando três vezes contra ele, que estava saindo do carro. Um dos tiros o atingiu na nuca. Ele caiu no chão enquanto seu amigo conseguiu correr. O assassino fugiu na garupa de outra moto.
Jefferson foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Universitário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O caso está sendo investigado como latrocínio, que é quando um roubo termina com morte, pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de acordo com nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O estado de São Paulo o menor número de homicídios dolosos e latrocínios (roubos seguidos de morte) em fevereiro desde o início das séries históricas, em 2001.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram contabilizados 202 homicídios dolosos, o que representa uma queda de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o número de crimes chegou a 216.
Classificação Indicativa: Livre