Polícia
por Isabela Fernandes
Publicado em 07/04/2025, às 10h34
O Governo do Estado anunciará, nesta segunda-feira (7), a expansão da Linha 4-Amarela do metrô, que agora se estenderá até Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
O novo trecho, que começa na estação Vila Sônia, na zona oeste da capital, se estenderá até as novas estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra, oferecendo mais opções de transporte para a população da região.
Com a ampliação, a Linha 4-Amarela passará a contar com 16,1 km de extensão, um aumento de 3,3 km em relação aos atuais 12,8 km, e 13 estações, em vez das 11 atuais.
Cerca de 110 mil passageiros por dia serão beneficiados, melhorando significativamente a mobilidade de quem vive nas áreas mais distantes da capital paulista, como o próprio Taboão da Serra.
O projeto, que tem um investimento total de R$ 3,4 bilhões, tem previsão de conclusão até 2028. Esta expansão é uma promessa do projeto original da Linha 4-Amarela, lançado durante o governo de Geraldo Alckmin (PSB), e é considerada uma solução essencial para o crescimento e a melhoria da infraestrutura de transporte na região metropolitana.
Em junho de 2024, foi assinado pelo governo estadual um aditivo contratual com a ViaQuatro para que a empresa, do grupo CCR e também responsável pela linha, estude a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão da linha. Na época, a expectativa para o começo das obras era dezembro do ano passado.
Essa expansão até Taboão da Serra é vista como uma importante medida para aliviar o tráfego nas rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt, contribuindo para a redução da lentidão e melhorando a fluidez do trânsito na região. Com o novo trecho, a Linha 4-Amarela terá uma viagem total de 29 minutos, proporcionando um transporte mais rápido e eficiente para os usuários.
Classificação Indicativa: Livre